PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: KARINA MARIA DE SOUZA SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA MARIA DE SOUZA SOARES
DATA: 18/09/2020
LOCAL: https://meet.jit.si/DefesadeTeseKarinaSoares(18/09/2020
TÍTULO: A POPULAÇÃO NEGRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE AFROCENTRADA POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
PALAVRAS-CHAVES: Afrocentricidade. População Negra. Livro Didático de Biologia.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: O Brasil se destaca como uma das maiores populações multirraciais do mundo e abriga um contingente significativo de descendentes de africanos dispersos pela diáspora, como, também, é palco das grandes desigualdades sociorraciais que persistem nas diferentes esferas da sociedade, sobretudo na educação. Trata-se de uma nação resultante de um processo histórico formado com base no escravismo e com consequências deletérias para população negra. Reconhecer essas injustiças e o modo como foram estruturadas permite um olhar crítico de educadores na elaboração de estratégias significativas em prol de uma educação não hierárquica que respeite e celebre a variedade de perspectivas culturais existentes na comunidade escolar. Esta tese apresenta uma nova concepção de discussão para os conteúdos presentes nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio como proposta de fomento a uma educação antirracista com base nos princípios epistemológicos da Teoria da Afrocentricidade. A problematização nos direcionou a questionar: Os livros didáticos de Biologia do Ensino Médio contemplam problemáticas referentes à população negra de forma a permitir que essas pessoas sejam compreendidas em sua historicidade, cultura e modos de vida social e econômico? O objetivo geral consistiu em analisar nos livros didáticos de Biologia aproximações e distanciamentos entre as narrativas sobre a população negra e o paradigma da Afrocentricidade. Já os objetivos específicos foram: analisar nos livros didáticos de Biologia a relação entre as narrativas sobre o negro e a educação para relações étnico-raciais; investigar o compromisso com o léxico no combate ao racismo linguístico nos livros didáticos de Biologia; e, por último, localizar marcas do discurso eurocêntrico nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa e os procedimentos metodológicos bibliográficos adotaram, como proposta epistemológica para análise dos dados coletados, a Teoria da Afrocentricidade com base em suas categorias analíticas, a partir da contribuição de teóricos e pesquisadores, como Asante (2003; 2009; 2019), Karenga (2009), Diop (2010), Munanga (2004; 2012; 2019), Mazama (2009), Finch III (2009), Rabaka (2009), Nascimento (2009; 2014), entre outros. Os resultados demonstraram que as duas coleções didáticas selecionadas pelo PNLD 2018, que são as mais distribuídas pelas escolas da rede pública de Ensino Médio e que constituíram nosso campo empírico de investigação, divergem na discussão da temática étnico-racial nos conteúdos didáticos. Na coleção “Biologia Moderna”, evidenciamos o caráter eurocêntrico, racista, objetivo e acrítico na abordagem do conhecimento que a distancia dos princípios afrocêntricos. Na coleção “Biologia Hoje”, observamos que as aproximações em relação ao paradigma da Afrocentricidade estão presentes, porém de forma eventual. Constatamos a fragilidade que ainda se faz presente nesses materiais pedagógicos no que se refere a uma abordagem que contemple os diversos grupos sociais como significativos para construção do conhecimento, como, também, os limites dos programas de avaliação de livros didáticos pelo governo brasileiro em relação à falta de coerência com o que está preconizado em seus editais de seleção. Assim, concluímos, que a ideia afrocêntrica para educação, enquanto proposta epistemológica inovadora contra hegemônica, oferece à comunidade negra a centralidade de sua história, ciência e cultura na abordagem dos conhecimentos biológicos.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA