PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACILEIDE ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACILEIDE ALVES DA SILVA
DATA: 17/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ROMPENDO O SILÊNCIO: DIMENSÕES DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS/ES SURDAS/OS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Professoras/es surdas/os; Experiência docente; Cultura surda; Corpos surdos
PÁGINAS: 175
RESUMO: presente trabalho busca escutar pessoas surdas, na condição docente, de modo a contribuir para que seus silêncios não se reproduzam. A problemática originou-se a partir das vivências da professora-pesquisadora, ao observar docentes surdas/os em situações desafiadoras nas escolas autodenominadas inclusivas. Esta inquietação deu origem a uma pesquisa de tese, cujo objetivo geral é analisar as configurações das experiências docentes de professoras/es surdas/es em escolas pensadas e planejadas para ouvintes. Especificamente, pretende-se identificar e analisar as situações de tensões inscritas em tais experiências; os encantos e desencantos sobre ser docente surda/o em escolas para ouvintes; e problematizar as práticas educativas e sociais ditas inclusivas, vividas por aquelas/es docentes surdas/os, ao conviverem com pessoas ouvintes na escola. Trata-se de uma investigação baseada nos Estudos Culturais e nos Estudos Surdos, somados a discussões sociológicas sobre condição/trabalho docente e sujeitos socioculturais professoras/es. A materialidade analítica foi produzida a partir das observações de campo e entrevistas narrativas, realizadas em quatro escolas da Educação Básica de João Pessoa-PB; e envolveu seis docentes surdas/os. O período de coleta dos dados ocorreu de outubro a dezembro de 2019. A investigação busca desenvolver o argumento de que experiências docentes vividas por pessoas surdas, em escolas ditas inclusivas, são constituídas por múltiplas tensões e dão origem a processos de estigmatização e inferiorização que ocasionam, ao mesmo tempo, a busca por reconhecimento. Trata-se de situações e contextos nos quais os/as docentes surdas/os encontram-se na condição de excluídos do interior e de inclusão subalterna, termos de Bourdieu (1998) e Martins (2009), respectivamente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1143647 - INES ASSUNCAO DE CASTRO TEIXEIRA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Externo à Instituição - MADALENA KLEIN
Externo à Instituição - MARIA JAQUELINE DE GRAMMONT MACHADO DE ARAÚJO