PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO
DATA: 12/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE_Googleo meet
TÍTULO: O DISCURSO SOBRE O POSICIONAMENTO INTERCULTURAL DO SUJEITO NA POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Discurso. Interculturalidade. PNLD. Educação do Campo. Posição de sujeito
PÁGINAS: 240
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: A educação, enquanto prática social, posiciona os sujeitos sociais de diferentes modos conforme pode ser verificado ao longo da história brasileira e latino-americana. Recentemente, constatou-se o aparecimento de uma ordem discursiva que prima pela diferença e diversidade cultural na educação. Esse acontecimento se faz sentir no território da educação do campo por meio dos movimentos sociais onde os sujeitos do campo assumem posições e funções afirmativas de valorização de seus direitos, de sua cultura, de seus saberes e comprometimentos com a transformação social, rompendo, assim, com o discurso hegemônico sobre a educação no seio da cultura das elites dominantes. Nesse contexto, a interculturalidade, enquanto estratégia de fortalecimento dos movimentos sociais do campo, insere-se numa ótica contra hegemônica e decolonial. Considerando esse pressuposto, esta pesquisa tem como tese a assertiva de que a interculturalidade funciona como um princípio orientador da posição do sujeito do campo na Política Nacional do Livro Didático. Assim, seu objetivo geral visa analisar o posicionamento intercultural do sujeito campesino na ordem do discurso da educação do campo e, como objetivos específicos mapear os textos-fontes que fundamentam o PNLD/campo; identificar as séries de signos que evidenciam as diferentes posições do sujeito do campo; descrever os feixes de relações que especificam a posição do sujeito do campo; elucidar ordens discursivas relacionadas à posição intercultural do sujeito do campo e, por fim, explicitar o funcionamento da interculturalidade como princípio orientador da feitura da PNLD. A caixa de ferramenta teórica/metodológica adotada é a análise arqueológica do discurso de Michel Foucault (2008), a qual, nos oferece condições de responder as seguintes indagações: que feixes de relações são acionados na PNLD para definir as posições dos sujeitos do campo? Que séries de signos constituem a ordem discursiva da PNLD? Quais os correlatos da interculturalidade demarcam a posição do sujeito do campo? As fontes iniciais desta investigação são: PNLD – 2013 e 2016. Alguns achados da PNLD apontam a posição intercultural do sujeito do campo, vinculadas à democracia, aos direitos humanos, a perspectiva decolonial e aos estudos culturais. Pois, a posição dos sujeitos do campo atravessa os sujeitos em suas singularidades e particularidades, dando ênfase as suas diferenças em meio a diversidade intercultural da qual se posicionam na política nacional do livro didático para educação do campo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 335827 - MARIA DO SOCORRO XAVIER BATISTA
Externo ao Programa - 1320536 - EVELYN FERNANDES AZEVEDO FAHEINA
Externo à Instituição - MARIA FERNANDA DOS SANTOS ALENCAR
Externo à Instituição - ROSÂNGELA TENÓRIO CARVALHO