PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAVI CAJÚ DURÉ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAVI CAJÚ DURÉ
DATA: 24/11/2020
LOCAL: https://meet.jit.si/Banca-Ravi-PPGE
TÍTULO: TRAJETÓRIAS FORMATIVAS E PERCURSO PROFISSIONAL DE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: Identidade, profissionalização e currículo
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente; Subjetividade da formação; Formação de professores de Biologia; Identidade Docente; Engajamento Acadêmico; Currículo; Licenciatura.
RESUMO: Este estudo parte da tese de que o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UPFB (Campus I), no período da reestruturação curricular aplicada em 2008-2019, vem desencadeando um currículo real e formal que não desenvolve a identificação profissional com o campo da docência, nem um movimento de engajamento acadêmico com o campo pedagógico da formação de professores. Para tanto, desenvolvemos um Estudo de Caso de abordagem qualitativa do tipo único, instrumental e de finalidade descritiva. A nossa amostragem foi intencional e deu-se através da coleta de dados em três unidades de análise: alunos graduados e evadidos do respectivo curso; alunos recém-concluintes; e o projeto político pedagógico do curso em vigência nesse período. A análise do caso foi dada através da técnica de triangulação dos dados, relacionando os resultados encontrados nas três unidades de análise através da análise documental do PPP, questionários virtuais aplicados a alunos egressos e evadidos, e entrevistas aos alunos recém-concluinte para captar suas memórias recentes sobre a formação profissional. Como resultados parciais, identificamos uma estrutura de currículo formal e uma prática pedagógica preponderantemente voltada para a formação nas áreas de Meio Ambiente, Biodiversidade e Biotecnologia em detrimento da formação para as subáreas do campo educacional. As intenções formativas dos discentes, expressas em suas trajetórias formativas extracurriculares e intenções de formação e profissionalização, demonstraram a construção de um projeto de identidade profissional fortemente desvinculado do campo profissional da escola básica, mesmo sendo este o espaço de trabalho estabelecido para 82% dos egressos participantes de nosso estudo, configurando uma contradição formativa no curso analisado.
Presidente - 1372844 - FRANCISCO JOSE PEGADO ABILIO
Interno - 1152512 - JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO