PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RENAN SOARES DE ARAUJO

DISCENTE: RENAN SOARES DE ARAUJO
DATA: 26/02/2021
LOCAL: PPGE/Trabalho remoto via Google Meet - Endereço: https://meet.google.com/qkq-edzc-hjt
TÍTULO: EXTENSÃO POPULAR E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: O CASO DO PPGE/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Popular. Educação Popular. Produção de Conhecimento.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO: O presente estudo investiga a produção de conhecimentos na Extensão Popular, tendo como base as dissertações e teses elaboradas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nas últimas décadas, a dimensão da Extensão Universitária comumente tem se destacado como espaço que permite o encontro entre distintos sujeitos com diferentes culturas e saberes, sendo, inclusive, assinalada como locus que viabiliza a construção de novos conhecimentos, em decorrência dessa relação que se estabelece entre a instituição universitária e a realidade vivenciada pelos diversificados grupos e setores sociais. Nessa esteira, merece destaque um amplo e diversificado conjunto de práticas que orientam suas ações pautando-se nos pressupostos teórico-metodológicos e ético-políticos da concepção de Educação Popular (compondo o que tem sido atualmente identificado com o conceito de Extensão Popular), em que ganha centralidade no trabalho extensionista a valorização do saber popular, tendo o diálogo como princípio fundante e a ênfase para a construção do conhecimento de forma compartilhada. Nesse cenário, a UFPB dispõe de uma relevância significativa, ocupando lugar de referência nacional, o que pode ser distinguido pela sua histórica tradição de desenvolvimento de iniciativas de Extensão Popular e em razão do papel expressivo e estratégico que o PPGE/UFPB tem exercido como lugar privilegiado na estruturação de pesquisas e na elaboração de conhecimentos no campo da Educação Popular. Em virtude do exposto, a presente dissertação tem em seu objetivo analisar como o processo de produção de conhecimento na Extensão Popular tem sido abordado pelas dissertações e teses elaboradas no contexto do PPGE/UFPB. Metodologicamente, trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, que efetivou-se a partir da realização de uma pesquisa bibliográfica do tipo “estado da arte”. O método adotado, foi o materialismo histórico-dialético e o referencial teórico-epistemológico que orientou a análise e discussão dos dados produzidos, fundamentou-se nos aportes de autores/as do campo da Educação Popular. Os resultados evidenciam que a produção de conhecimento em/na/sobre Extensão Popular no PPGE/UFPB tem se dado a partir da necessidade de estabelecer processos de reflexão-crítica, autoavaliação e sistematização de experiências extensionistas, com a ótica de desvelar novos olhares sobre as mesmas, tendo como base os fundamentos epistemológicos das teorias críticas, com ênfase na opção por pesquisas de cunho participativo, buscando valorizar os olhares e saberes dos sujeitos das experiências, evidenciando compreensões da Extensão Popular como campo prático, espaço formativo, lugar de construção de conhecimentos e como um movimento social. Ademais, alguns achados indicam a necessidade de fortalecimento de uma visão ampliada do conceito de Extensão Popular. Conclui-se que, apesar da pouca variabilidade epistemológica, presencia-se a utilização de diferentes fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos com importante contribuição para a construção de conhecimentos, perpassada por uma abordagem participativa, uma visão de mundo crítica e uma forte implicação política de compromisso social.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA