PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: SHEYLENE TATHIANA LAGES DA SILVA

DISCENTE: SHEYLENE TATHIANA LAGES DA SILVA
DATA: 29/10/2021
LOCAL: meet.google.com/ozy-wrzz-ycm
TÍTULO: OS HERDEIROS DO LIXÃO DO ROGER: contribuições escolares para a relação aluno e pertencimento social
PALAVRAS-CHAVES: Bairro do Roger; Lixão do Roger; Políticas Educacionais; Educação Equitativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo visa pontuar a construção de identidades sociais por meio do processo educacional brasileiro, focalizando, especificamente, sujeitos pertencentes a comunidades situadas em periferias de centros urbanos. A presente dissertação configura-se em um estudo sobre a comunidade do Bairro do Roger. Esse grupo social pertence ao bairro que abrigou por décadas (1958-2003) o maior lixão a céu aberto da cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é: analisar as contribuições escolares relacionadas ao reconhecimento do pertencimento social de crianças e adolescentes herdeiros do antigo Lixão do Roger. Os objetivos específicos são: compreender se há contribuições escolares para que as crianças e adolescentes do Bairro do Roger se relacionem positivamente com o seu pertencimento social. Buscou-se colaborar para a percepção dos entraves socioeconômicos enfrentados pelos moradores locais, pertinentes a sua historicidade, regionalidade e pertencimento. Procurou também, identificar expressões culturais e artísticas que contribuem paralelamente com a formação social das crianças e adolescentes deste lugar. Além disso, tencionou-se perceber como as políticas públicas educacionais estão contribuindo, em contexto subsidiário, como aportes basilares para ações que acolham e respeitem as especificidades comunitárias desse público-alvo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e com a aplicação de entrevista e questionário. A amostragem populacional delimitada para este estudo compreendeu um número de 35 participantes, sendo 27 pais e/ou responsáveis pelos estudantes, e 08 professore(a)s atuantes em escola do bairro. Os dados foram analisados sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético. Os resultados dessa investigação comprovam que existem ações educativas que contribuem para um processo de reconhecimento social e que conta com o apoio de pais e professores, porém, essas ações não mantem uma regularidade adequada à construção de uma reflexão social sólida. Portanto, em tempos neoconservadores a necessidade de desenvolvermos essa pesquisa constatam que os investimentos precisam ser intensificados para que os estudantes tenham acesso a uma melhor educação.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES