PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MANUELLE ARAUJO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELLE ARAUJO DA SILVA
DATA: 18/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: DA "SAGRADA FINALIDADE" AOS OMBROS ESMAGADOS DE UMA CLASSE: REPRESENTAÇÕES IMPRESSAS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE A PARTIR DA CAPITAL CEARENSE NOS ANOS 1940
PALAVRAS-CHAVES: Profissão Docente. Gazeta de Notícias. Coluna Ensino e Educação. Professor Coelho Sampaio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos.
PÁGINAS: 300
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Esta investigação tem como objeto de estudo as representações sobre a profissão docente, em suas tensões e sinuosidades, a partir do contexto da capital cearense, Fortaleza, nos anos 1940, veiculadas principalmente em quatro tipologias documentais: 1) Impressos periódicos, sobretudo a coluna assinada pelo professor Coelho Sampaio, intitulada Ensino e Educação, seção do matutino diário Gazeta de Notícias, assim como outros jornais da capital cearense em momento coetâneo, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e o Almanaque de Fortaleza; 2) Autobiográfica, que consiste na diminuta autobiografia do professor Coelho Sampaio; 3) Oficiais, no exame de reformas e legislações educacionais; 4) Literatura didática, mais especificamente cartilhas e livros de leitura que circularam à época. O recorte temporal da pesquisa pauta-se pelo período de circulação da coluna Ensino e Educação, veiculada entre os anos de 1944 e 1950, somando um montante de aproximadamente 87 textos jornalísticos. Trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, norteada pelos meandros da Nova História Cultural. Em relação aos aspectos metodológicos, destaca-se a premissa norteadora propalada por Jaques Revel e seu conceito de Jogos de Escala. A referida postura metodológica permite operacionalizar os múltiplos ângulos de análise abordados pela investigação, que vão de uma coluna jornalística da capital cearense à conjuntura brasileira, bem como empreende movimento inverso, do macro ao micro. Essa alternância de escalas possibilita investigar a tensão estabelecida entre dois tipos de conceitos direcionados à profissão docente nos anos 1940: uns, mais ligados às ideias de profissão, método, preparo formativo e reivindicações de classe, na contramão de outros mais atrelados à tônica de missão, abnegação, vocação e ao imaginário apostolar como um todo. Este estudo oportuniza a compreensão de que, no contexto espaço-temporal em análise, dentre as múltiplas formas de se representar a docência, os conceitos advindos do ideal missionário/religioso e os conceitos atrelados à profissão/método, apesar de sugerirem interpretações paradoxais, muitas vezes co-existiram em discursos pedagógicos. Ademais, conclui-se que a coluna Ensino e Educação se configurou como espaço destacado de fala e de mediação cultural, em face à acentuada circularidade do jornal Gazeta de Notícias, da abrangência de seu público-leitor que transcendia aqueles que exerciam a profissão docente, do extenso período de publicação do referido espaço colunar, da fundação/adesão à Associação Cearense de Estudos Pedagógicos (ACEP), que partiu da iniciativa de Coelho Sampaio em sua coluna e das réplicas dos pares de profissão aos seus posicionamentos educacionais impressos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES
Externo à Instituição - LIA MACHADO FIUZA FIALHO
Externo à Instituição - SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM