PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 15/02/2022
LOCAL: https://meet.google.com/htk-upqs-rqr
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: ELEMENTOS DA TENSÃO E DISPUTA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: FORMAÇÃO DOCENTE; POLÍTICAS; DOCÊNCIA; PROFISSÃO DOCENTE
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo versa sobre as políticas para a formação docente a partir das disputas e tensões em torno das concepções e anseios para formação docente, com intuito de apresentar apontamentos nas políticas educacionais. Configurando-se como categorias da pesquisa a política, que perpassa e traduz a cultura dominante ao determinar a essência da formação humana por meio da profissão docente; a formação docente como relevante no movimento de transformação social, que tem como premissa primeira uma formação que se encontra com o movimento social e se materializa ao se constituir novas formas para pensar, agir e transformar nosso mundo; à docência como um conceito não só abrangente, mas que se amplia para diferentes esferas na constituição da profissão. Assim, erguem-se como eixos temático-categóricos que estruturam a pesquisa a ser realizada, bem como os caminhos iniciais realizados que foram construídos, tendo em vista os motivos que explicam a problemática pesquisa. As fontes para a investigação são os documentos oficiais que estão destacados na pesquisa a partir de dois entendimentos, que são: fontes primárias e secundárias. As fontes primárias se constituem como a resolução nº 2 de 2015, que institui as Diretrizes Para Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação (BRASIL, 2015) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação e BNC-Formação Continuada) (BRASIL, 2019 e 2020) e as secundárias são todos os antecedentes históricos das políticas para formação. Os fundamentos teóricos-metodológicos que conduzem esta pesquisa foram escolhidos por compreender que o objeto de investigação se compreende dentro de um processo em que posiciona a profissão docente na luta de classes por ser algo central no materialismo histórico dialético. Por tudo isso, o materialismo histórico dialético oportuniza o desvelamento do objetivo de pesquisa que é em síntese compreender as disputas e tensionamentos nas políticas educacionais que determina visões de mundo, homem e educação cujo têm encontrado espaço nas reformulações políticas para a docência. Constituindo-se o estudo por meio da análise documental como fonte de pesquisa e fomento para refletir as justificativas das ações e pensamentos do projeto direcionado, pelas políticas educacionais no Brasil, à formação de professores.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES