PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: SHIRLEY TARGINO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHIRLEY TARGINO SILVA
DATA: 23/02/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Remota
TÍTULO: A ARTE MAIS DINÂMICA DE UMA ÉPOCA: AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA CULTURA EDUCACIONAL CINEMATOGRÁFICA EM JOÃO PESSOA NOS ANOS 1930.
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Pedagogia Cultural. Gênero. Cinema. Década de 1930.
PÁGINAS: 103
RESUMO: Este trabalho está aportado nos estudos de análise do Cinema enquanto uma “pedagogia cultural” adquirindo assim um significado específico o qual insere-se no ato de educar globalmente com a aspiração de uma narrativa que fale a todos. Entende-se que os estudos com foco no cinema revelam uma tendência na pesquisa histórica já que, usado como fonte histórica, serve para os historiadores compreender as representações sociais do passado, bem como, alçado à posição de objeto, permite discutir as agências dos artistas e do público mediante essas representações. Ademais, ao analisar o cinema como uma contra-análise da sociedade, este torna-se a ser visto como um agente de mudança da História tradicional. A problemática desta tese se constitui em saber: Qual o papel do cinema na construção dos significados culturais que temos como padrão de gênero (Masculino e Feminino)? Assim, o argumento da tese é que o cinema norte-americano transmitia à sociedade paraibana a ideia de moralizar, padronizar e estereotipar os gêneros feminino e masculino da década de 1930 ao modelo engessado pertencente à ordem social vigente. A fundamentação teórica e metodológica dessa pesquisa considerou as discussões de Marc Ferro, Siegfried Kracauer, Michel de Certeau, Michele Perrot, Joan Scott, Anita Simis, Roland Barthes, Bernstein, Diana Rose, Gemma Penn, Grada Kilomba, Angela Davis, Stuart Hall, Clifford Geertz, Carmen Rial, Thomas Schatz e Sócrates Nolasco. O recorte temporal do referente estudo compreende a década de 1930, se justificando pelo uso das fontes históricas que serão analisadas em um período determinado por Hobsbawm (2009) como a era dos estúdios, uma vez que o cinema americano incorporava novos discursos e grandes lucros por seus filmes bem como o constituindo como universal. Em suma, é possível observar que o telespectador recebe o que o cinema se dispõe a produzir, contudo, a longo prazo, os desejos da sociedade determinarão o cenário social e a produção da indústria do cinema. Por fim, esse estudo observa que o cinema legitima uma cultura, sociedade e uma época. E, a partir da função de um contexto histórico, pode ser revelado uma memória coletiva de uma sociedade que também se liga ao presente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1448877 - JEAN CARLO DE CARVALHO COSTA
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Interno - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 1679249 - SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS
Externo à Instituição - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JÚNIOR
Externo à Instituição - MAURO CASTILHO GONÇALVES
Externo à Instituição - SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM