PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: JOSÉ ROGÉRIO DA SILVA

DISCENTE: JOSÉ ROGÉRIO DA SILVA
DATA: 28/03/2023
LOCAL: Sala on line (google meet) - pelo link meet.google.com/cqc-fhrh-eib
TÍTULO: FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO NO BREJO PARAIBANO: RESISTÊNCIA E PERMANÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Fechamento de escolas; Movimentos Sociais; Resistência.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: A pesquisa debruça-se sob a temática da Educação do Campo, guiada pelos precursores da discussão a saber: Arroyo (1999, 2000, 2004, 2006, 2007, 2011); Caldart (1997, 2000, 2004, 2009); Fernandes (2004, 2006); Molina (2004, 2009) e Souza (2006), no contexto em que a tentativa de encerrar as atividades da Escola Municipal Maria Emília Maracajá e a consequente resistência da Comunidade São José do Bonfim, no município paraibano de Areia. Buscou-se compreender o processo de resistência da Comunidade São José do Bonfim, mediante a iminente ameaça de fechamento da instituição. Desta forma, fez-se necessário entender o contexto em que ocorreu o fechamento das escolas do campo, no município de Areia – Paraíba, na tentativa de analisar o contexto de resistência da Comunidade São José do Bonfim, dos movimentos sociais e militantes da Educação do Campo no território contra o fechamento desta unidade. Metodologicamente, seguiu a abordagem qualitativa, fez-se uma Análise Documental explorando todo o contexto de fechamento das escolas do campo no lócus pesquisado. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, envolvendo quatro sujeitos que vivenciaram todo o fenômeno pesquisado, a fim de sistematizar os dados coletados por análise categorial, a luz de Bardin (2010) na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético. Evidencia-se que o movimento de resistência da Comunidade São José do Bonfim resultou na consequente permanência das atividades escolares como um exercício de resistência motivado pelo desejo de mudar a realidade social na qual estavam inseridos.
Presidente - 1423789 - NILVANIA DOS SANTOS SILVA
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES