PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA DA COSTA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA DA COSTA SILVA
DATA: 30/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/wty-wjmy-gpm
TÍTULO: A REPRESENTAÇÃO DOS ANÚNCIOS DE EDUCAÇÃO NO JORNAL A GAZETA DA PARAHYBA (1888-1890)
PALAVRAS-CHAVES: Anúncios. Educação. Imprensa.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo geral investigar e analisar os anúncios relacionados à educação no período oitocentista, presentes no jornal Gazeta da Parahyba, periódico que circulou entre os anos de 1888 e 1890. Tomando como referência os estudos de Chartier (2014; 1999), a pesquisa também tomou como base as fontes primárias disponíveis no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. O século XIX foi estabelecido como demarcador temporal do trabalho, observando-se a classificação e categorização do tema, especificamente com a seleção e estudo dos anúncios relacionados à educação. O corpus é formado por anúncios sobre educação, coletados do jornal Gazeta da Parahyba. Visando à análise histórico-discursiva do anúncio, a pesquisa tem como objetivo também descrever o percurso do gênero em jornais do século XIX, identificando, no período em destaque, os aspectos de mudança e das estratégias discursivas em cada época. O estudo fundamenta-se metodologicamente nas premissas da História Cultural. Algumas perguntas foram motivadoras para o desenvolvimento da pesquisa, entre as quais: Como os anúncios relacionados à educação configuravam-se na Paraíba do século XIX? O que diz a Historiografia Paraibana a respeito dos anúncios no Oitocentos? Respondendo a estes questionamentos a partir de fontes primárias, presentes no jornal Gazeta da Parahyba, pretendemos contribuir para a história da educação paraibana. Buscaremos também, de certa forma, associar os tipos de anúncios que foram publicados, quais tipos de anúncios eram mais publicados, quais eram mais divulgados, o espaço a eles destinado, o formato da escrita, na tentativa de compreender como aquele determinado anúncio foi elaborado e por quem o foi, haja vista que os anúncios estavam imersos em uma sociedade disciplinar movida por regras sociais determinantes do comportamento dos sujeitos. A construção deste trabalho busca compreender, portanto, como os anúncios relacionados à educação constroem sentido, fazem circular discursos sociais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externo à Instituição - ADLENE SILVA ARANTES