PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: MARIA DE FÁTIMA DA SILVA

DISCENTE: MARIA DE FÁTIMA DA SILVA
DATA: 25/05/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet, através do link: meet.google.com/ghf-czjp-mea
TÍTULO: IMPLICAÇÕES DAS DEMANDAS ESCOLARES NO COTIDIANO DE MÃES E NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Gênero, Mães, Relação Família-Escola, Ensino Remoto Emergencial.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Durante a Pandemia da Covid-19 as atividades escolares remotas demandadas no contexto do ensino remoto emergencial evidenciaram ainda mais as desigualdades sociais, econômicas, educacionais e de gênero no acompanhamento da educação escolar dos/as filhos/as, que tem estado muito mais a cargo das mães do que dos pais. Esta pesquisa de Dissertação de Mestrado objetivou analisar as implicações do ensino remoto emergencial no cotidiano de mulheres-mães no município de Bernardino Batista, no Sertão Paraibano. Seus fundamentos teóricos se assentam nos Estudos de Gênero e Educação e das Relações Família-Escola e Estudos Culturais da Educação. A abordagem, de caráter quanti-qualitativo, emprega questionários digitais e impressos aplicados junto a 134 mães de alunos e alunas que estudam na principal escola pública do município. O material empírico produzido evidenciou um perfil predominante de mulheres-mães em situação de pobreza, com baixa escolaridade e cujos filhos/as tiveram apenas um aparelho celular para devolver as tarefas escolares durante o ensino remoto emergencial. Essas mulheres declararam dificuldades na mediação das tarefas, pois, além de não dominarem minimamente as ferramentas digitais utilizadas pelas professoras, não possuem escolaridade suficiente e ainda são as únicas responsáveis pelas tarefas domésticas, pelos cuidados e pela educação dos/as filhos/as.
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA