PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: RUTH BARBOSA DE ARAUJO RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUTH BARBOSA DE ARAUJO RIBEIRO
DATA: 26/05/2023
LOCAL: http://meet.google.com/zxn-fbwz-ziw
TÍTULO: EDUCAÇÃO, FIGURAÇÃO E PODER: A PROFISSÃO DE APOIO ESCOLAR NA MODALIDADE CUIDADOR/A EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO.
PALAVRAS-CHAVES: Profissão. Profissional de apoio escolar. Elias. Teoria dos processos
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: O trabalho de tese aqui apresentado objetiva investigar o desenvolvimento da profissão do cuidador/a no âmbito escolar, referendando-se principalmente na Teoria dos Processos Sociais apresentados pelo Sociólogo Norbert Elias (2006). Ainda, nesta tese, busca-se, especificamente, apresentar a função do profissional de apoio escolar cuidador/a, com uma ressignificação de sua prática estabelecida ao longo do tempo; identificar o perfil e atribuições solicitados nos editais normativos para o desempenho da profissão do cuidador/a escolar, observando-se: o poder, os conflitos, as figurações e as independências que se têm constituído para a profissionalização dessa atividade na sociedade. Além de nos apoiarmos na Teoria dos Processos Sociais, também nos reportaremos aos estudos da Sociologia das Profissões, da historiografia de cuidados de crianças e das políticas de inclusão, temáticas que também contribuíram para respostas aos objetivos propostos. Assim, também faremos uso dos estudos de Bonelli (2002), Diniz (2012), Freidson (2001), Januzzi (1985), Kulhmann Júnior (2015), Le Breton (2007), Ortiz (2004), entre outros. O material empírico se deu a partir de nove editais normativos para o cargo de profissional de apoio escolar na modalidade cuidador/a. As informações contidas no material foram divididas em quatro categorias de análise, as quais forneceram suporte para entendermos o movimento de constituição da profissão aqui em estudo, a qual se encontra na interface de conflitos, tensões e poder sob as mais diferentes figurações sociais. Essas problemáticas constituem o processo de desenvolvimento das mais diferentes profissões em múltiplas sociedades. Argumenta-se também nesta tese que, segundo a teoria eliasiana, o surgimento de uma profissão não o deve ser, apenas, por imposição legislativa nem tão pouco por necessidades individuais, mas sim como parte de uma construção complexa entre diversas figurações ao longo de cada década inerente ao processo civilizador.
Presidente - 6334885 - RICARDO DE FIGUEIREDO LUCENA
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA