PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Banca de DEFESA: FRANCISCO CHAVES BEZERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO CHAVES BEZERRA
DATA: 12/12/2017
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ESTUDANTES EM MOVIMENTO: A CASA DO ESTUDANTE DA PARAÍBA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS
PALAVRAS-CHAVES: Memória de estudantes. Instituição Educativa. Educação Informal.
ÁREA: Educação
RESUMO: Desde a decada de 1960, jovens estudantes de Santana dos Garrotes – PB comecaram a vislumbrar a Casa do Estudante da Paraiba como espaco de moradia na Capital. A partir dai, a Instituicao vem ganhando notoriedade como importante instrumento que exerce uma funcao significativa na conducao desses sujeitos que precisam dar continuidade aos estudos em Joao Pessoa. Aos poucos, foi nascendo uma trama que envolve as memorias do lugar de origem, o sinuoso movimento da convivencia na Casa e as experiencias educativas vivenciadas nos diferentes espacos transitados por esses individuos ao longo desse percurso. O desafio dessa pesquisa e identificar os elementos formativos que influenciaram a trajetoria dos sujeitos que ali residiram, tendo como foco central apontar as feicoes dessa formacao e como elas acontecem no ambito de uma instituicao educativa promotora de educacao informal, no periodo compreendido entre 1963-1980. Trata-se de uma narrativa construida a partir das consideracoes conceituais de lugar social, cultural e institucional (CERTEAU) e das narrativas de memorias entendidas como ato pessoal de recordacao, inserido numa dimensao coletiva (RICOEUR). Como instrumentos metodologicos, nos apropriamos da Historia Oral que proporciona a reconstituicao dessa historia por meio das memorias desses sujeitos ordinarios que usam de taticas para contornar o discurso dominante e aparecer na arena das operacoes, terreno controlado pelas estrategias do proprio. Alem das entrevistas, foram problematizadas como fontes, os livros de memorias sobre a CEP e um conjunto de artigos de jornais sobre a CEP (A UNIAO, CORREIO DA PARAIBA E O NORTE). A partir desse conjunto de fontes, foi possivel identificar os elementos da formacao forjados no interior da CEP e que ardilosamente aparece na construcao, disseminacao, na apropriacao da narrativa dominante e na compreensao dos procedimentos legais (e os nao oficiais) que permitiam o acesso a Instituicao; nas negociacoes dos processos eleitorais que exigiam astucias ainda nao dominadas pelo sujeito principiante e, especialmente, nas diferentes formas de estudar e aprender. Um espaco de educacao informal, portanto, que aparece como a matriz fundamental das experiencias educativas e como o lado nao visivel de um conjunto de praticas educativas em que a educacao escolar ocupa um lugar mais restrito (CANARIO).
Presidente - 1522682 - MARIA ADAILZA MARTINS DE ALBUQUERQUE
Interno - 1441691 - MARIA LUCIA DA SILVA NUNES