PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH)

Banca de DEFESA: GEORGE HENRIQUE DE VASCONCELOS GOMES

DISCENTE: GEORGE HENRIQUE DE VASCONCELOS GOMES
DATA: 28/08/2020
LOCAL: Plataforma virtual do Google Meet: meet.google.com/dpy-qmju-bez
TÍTULO: Destemidos, Rebeldes e Andarilhos: a População Negra Livre e Pobre no cotidiano da Cidade da Parahyba do Norte (1850-1867)
PALAVRAS-CHAVES: Parahyba; Cidade; Sociabilidades; Experiência; População Negra;
ÁREA: História
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo discutir o universo social da população negra (livre, forra) e pobre na cidade da Parahyba no século XIX, bem como povoações e vilas próximas, situados na zona litorânea da dita província. O desenvolvimento deste estudo foi possível mediante a necessidade de se estudar com maior cuidado a população negra livre pobre nas cidades e povoações do litoral da província da Parahyba no período oitocentista, ao mesmo tempo, da disponibilidade de fontes acessíveis. Este trabalho contará com a perspectiva de Edward Thompson, autor ligado à tradição marxista da história social inglesa e seu conceito de experiência, bem como a variada documentação do período em questão. Utilizei-me desde passaportes interprovinciais, o banco de dados contendo os assentos de batismo da freguesia de N.S. das Neves, listas nominais, relatórios de presidentes de província, relatórios da provedoria de saúde da província da Parahyba, relatórios da delegacia de polícia da Parahyba, apoio da historiografia tradicional e recente produzida na Paraíba e fora dela sobre esta temática, e dos jornais em circulação na província da Paraíba entre 1850 a 1864, especificamente O Reformista, A Ordem, a Regeneração, O Governista Parahybano, e O Publicador. Estas fontes nos possibilitaram identificar aspectos das experiências da referida população negra livre pobre, como o trânsito de pessoas entre as vilas e povoações da província da Paraíba e para fora dela, do comércio e da regularização deste comércio, e que envolvia muitas pessoas pobres e negras daquela sociedade. A partir da análise, catalogação e cruzamento das fontes, foi possível observar uma parcela das práticas cotidianas daquela população negra livre pobre, desde seus hábitos alimentares, moradia, suas condições de vida, algumas de suas possíveis redes de sociabilidade e as relações de classe. Qual era a importância desta população para a Cidade da Parahyba e seus entornos? De que forma essa população era vista e abordada pelas autoridades provinciais? Quais eram as táticas que estes sujeitos sociais desenvolviam nesta sociedade escravista em sua busca pela sobrevivência? Esta dissertação tentará responder a estes questionamentos, que foram o norte principal desta pesquisa, que foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em História na Universidade Federal da Paraíba.
Presidente - 1679249 - SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS
Interno - 1432733 - TIAGO BERNARDON DE OLIVEIRA