PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal:
32167563/7563
http://www.ufpb.br/pos/profmat

Notícias


Banca de DEFESA: THALITA PAULINO THO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THALITA PAULINO THO RODRIGUES
DATA: 30/10/2018
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DO DM
TÍTULO: A aprendizagem das frações e seus obstáculos
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de Ensino; Fração; Número Fracionário; Obstáculos didáticos.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Tudo leva a crer que as primeiras fracoes surgiram no Antigo Egito, por volta de 3000 anos a.C., e muito provavelmente foram as necessidades praticas que motivaram seu aparecimento. Desde entao, o conceito de fracao e suas representacoes evoluiram ao longo das civilizacoes ate o que conhecemos atualmente como numeros fracionarios, incluindo neste contexto a sua notacao moderna. No atual Sistema Educacional Brasileiro, o estudo dos numeros fracionarios inicia-se na primeira etapa do Ensino Fundamental, normalmente no 4° ano, e e quando se expande os numeros estudados. Neste momento, os alunos sao levados a perceber que os naturais sao insuficientes para resolver determinados problemas, aparecem assim os ditos "numeros quebrados". A primeira estrategia de ensino utilizada para introduzir o conceito de fracao e o modelo conhecido como parte-todo e geralmente as situacoes-problema sao apresentadas por figuras de um todo dividido (barra, bolo, chocolate, pizza, entre outros) em partes iguais, com algumas dessas pintadas. Em seguida, sao abordadas outras ideias para fracoes, tais como: razao, quociente e numero, porem nem sempre contempladas e trabalhadas de maneira a favorecer a construcao do "megaconceito" de fracoes. Depois, sao apresentadas as operacoes com fracoes, normalmente centradas em memorizacao de regras e procedimentos. Todavia, a grande maioria dos alunos apresenta dificuldades, mesmo estudando fracoes por varios anos consecutivos, uma vez que os "novos conhecimentos" acabam por confrontar conhecimentos adquiridos anteriormente e assim surgem os obstaculos didaticos. E por causa destes obstaculos que observamos erros recorrentes e nao aleatorios, como por exemplo no ordenamento de fracoes dizer que 1/3 e maior que 1/2, espelhando-se na logica do ordenamento dos numeros naturais. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar alguns obstaculos no processo de aprendizagem dos numeros racionais escritos na forma de fracao.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1737205 - BRUNO HENRIQUE CARVALHO RIBEIRO
Presidente - 1125685 - EDUARDO GONCALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - EUDES MENDES BARBOZA

Notícia cadastrada em: 11/10/2018 10:27