PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: MARIO CESAR MARTINS ALVES

DISCENTE: MARIO CESAR MARTINS ALVES
DATA: 01/04/2020
LOCAL: Sala de Reuniões do Departamento de Matemática
TÍTULO: A DOCÊNCIA COMO VOCAÇÃO: Jonilda Alves Ferreira e o desafio de uma educação transformadora
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Narrativa de Vida. Educação Matemática. OBMEP. Etnomatemática.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Atualmente, muitas pesquisas têm se preocupado com as metodologias empregadas pelos professores no meio escolar. O ensino de matemática, que não atinge a aprendizagem do alunado, tem sido contemplado em várias dessas pesquisas com o objetivo de constituir elementos que promovam uma correção de rota que se vale do árido modelo utilizado pela grande maioria dessa classe profissional. Exemplos de ações pedagógicas, como o efetuado pela professora Jonilda Ferreira, de Paulista/PB, têm sido analisadas visando fornecer contribuições às práticas de demais trabalhadores da educação. Neste trabalho, buscamos explorar as ações pedagógicas da professora que são conectadas ao cotidiano dos alunos e suas perspectivas, em uma abordagem sociocultural e histórica, em suma, analisar as práticas da docente a cabo de que elas sirvam de motivação ou exemplo, para outros professores. Nossa pesquisa se valeu de estudos biográficos, com a Narrativa de Vida proposta por Daniel Bertaux ocupando posição fundamental, e da catalogação documental que, estudados de forma articulada, no propósito de fornecer uma visão do todo, um olhar externo, e de mirar aspectos pontuais, em um visão focada, mirando as relações internas de uma atuação particular de ensino, mas de expressivos feitos. Assim, buscamos relacionar passado e presente, no intento de assistir o futuro, conectar a natureza sensível e os objetos matemáticos, fornecendo uma visão total de mundo. O trabalho desenvolveu-se em torno da trajetória profissional no magistério da Jonilda Ferreira, de suas técnicas de trabalho, dos resultados de seus alunos na OBMEP, da reflexão sobre questões a respeito da Ciência Matemática – pontuando sobre a natureza inacabada, imperfeita, cultural e histórica da matemática, questões de controle social e cultural sobre o fazer matemático. De forma interligada a outros referenciais, realizamos uma problematização sobre a ministração de aulas tendo por base conceitos da Etnossociologia e do cotidiano, apreciando analítica e comparativamente concepções culturais, e da Etnomatemática, no sentido de procurarmos compreender e empreender o ensino com base nos prévios conhecimentos dos aprendizes.
Presidente - 1125685 - EDUARDO GONCALVES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1977866 - GRACIANA FERREIRA DIAS