PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Posicionamento do Colegiado sobre o uso de ferramentas remotas durante a pandemia

Considerando as Resoluções No. 79/2013/CONSEPE/UFPB, No. 18/2015/CONSEPE/UFPB e em especial a Portaria No. 90/2020/GR/REITORIA/UFPB, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas informa que:

1. Na 278ª Reunião Ordinária do Colegiado do Programa, ocorrida em 8 de abril de 2020 por videoconferência, com presença de docentes permanentes, colaboradores, representantes dos discentes de mestrado e de doutorado e dos servidores técnico-administrativos, discutiu-se a utilidade do uso de ferramentas remotas no âmbito do PPGCB durante a emergência sanitária causada pelo novo coronavírus.

2. O PPGCB se alinhará à posição institucional da Universidade e não paralisará suas atividades. No entanto, fará as devidas adaptações em suas diversas atividades para garantir a preservação da saúde física e mental de todos os discentes, servidores e professores.

3. Em atenção ao disposto no Art. 3º e no Art. 6º da Portaria No. 90/2020/GR/REITORIA/UFPB, enquanto durar a vigência do instrumento, estão suspensas todas as aulas, bancas, eventos e processos seletivos em regime presencial, bem como todas as atividades que impliquem na aglomeração de pessoas, tais como práticas laboratoriais, palestras, seminários internos e conferências.

4. No caso de projetos em andamento, não se recomenda a coleta de dados em campo ou laboratório, tendo em vista que todos devem permanecer em suas casas. Caso haja prejuízo para o(a) discente e se faça necessária a prorrogação do prazo de defesa, os pareceristas e o Colegiado levarão o período da quarentena em consideração em suas decisões. Caso a prorrogação extrapole os prazos regimentais dispostos no Arts. 59 e 60 da Resolução 79/2013/CONSEPE/UFPB (24 + 6 meses para mestrado e 48 + 12 meses para doutorado), o Colegiado apoiará administrativamente o(a) discente envolvido(a) nas instâncias superiores.

5. Enquanto vigorar a Portaria 90/2020/GR/REITORIA/UFPB, as disciplinas a serem oferecidas deverão ser ministradas completamente à distância, utilizando qualquer ferramenta de comunicação remota disponível (sigaa, moodle, zoom, google hangout, Skype, whatsapp e afins). Algumas disciplinas poderão sofrer alterações no (i) período em que serão ofertadas, (ii) nos métodos pedagógicos e de avaliação a serem utilizados, (iii) serem temporariamente suspensas ou (iv) mesmo canceladas. Até o dia de hoje, uma disciplina foi oferecida à distância e duas disciplinas previstas para o semestre 2020.1 (i.e. 1 de março a 31 agosto de 2020.1) foram canceladas. O(a)s discentes devem procurar os professores responsáveis pelas demais disciplinas para maiores informações.

6. Para evitar injustiças e o chamado apartheid digital, turmas que possuam aluno(a)s matriculado(a)s sem acesso à internet e/ou às plataformas de comunicação remota não deverão ser ministradas. Similarmente, turmas de disciplinas obrigatórias que tenham aluno(a)s concluinte(s) em 2020.1, a exemplo de Seminários em Pesquisa II e IV, deverão ser oferecidas de forma remota, a menos que o(a) discente declare não possuir acesso à internet e/ou às plataformas de comunicação remota.

7. Todos os nossos servidores técnico-administrativos estão em regime de teletrabalho das 7 h às 19 h, de segunda a sexta-feira. Embora o atendimento ao público esteja suspenso, as atividades desenvolvidas na Secretaria e na Coordenação continuam funcionando normalmente. Todas as demandas devem ser direcionadas ao email secretariaPPGCB@dse.ufpb.br e serão prontamente atendidas por Josias, Patrícia, Franklin ou Oscar, de acordo com seus respectivos horários de trabalho.

8. O Colegiado se reunirá remotamente uma vez por mês, geralmente na primeira quinzena de cada mês, até que a Portaria 090/2020/GR perca seus efeitos. Discentes e docentes podem (e devem) encaminhar suas demandas respeitando estritamente os prazos dispostos em nossas normas internas.

9. Finalmente, o Colegiado reitera seu compromisso com a preservação da saúde física e mental dos discentes, docentes e servidores do PPGCB. Fique em casa.

João Pessoa, 13 de abril de 2020.

Atenciosamente,

Colegiado do PPGCB