PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CICERA SILVILENE LEITE MATIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CICERA SILVILENE LEITE MATIAS
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Ambiente Virtual, Link: meet.google.com/xja-ujni-yff
TÍTULO: BIOGEOGRAFIA E SISTEMÁTICA DE Bothrops erythromelas (AMARAL, 1923) E Bothrops lutzi MIRANDA-RIBEIRO 1915 (SQUAMATA: VIPERIDAE): MORFOLOGIA, DADOS MOLECULARES, MORFOLÓGICOS E GENÔMICOS
PALAVRAS-CHAVES: Barcoding, Caatinga, Filogeografia, Região Neotropical, Taxonomia.
RESUMO: A Região Neotropical inclui a América Central, ilhas do Caribe e parte da América do Sul, desde o México Central ao sul do Brasil e abriga a maior biodiversidade do planeta. A ecorregião da Caatinga, localizada no nordeste do Brasil, equivalente a aproximadamente 10% do território brasileiro, representada por florestas espinhosas semiáridas, florestas tropicais secas deciduais, áreas rochosas abertas e enclaves de floresta tropical úmida. Nesta região, o Rio São Francisco pode atuar como importante barreira geográfica impedindo o fluxo gênico entre espécies e atuando como fator delimitante da diversidade biológica. Além disso, os diferentes regimes climáticos ao longo da distribuição da Região das Caatingas parecem ter grande influência na estruturação e diversificação das espécies do grupo. Por esta razão, trata-se de uma área de relevante interesse de estudos biológico e biogeográficos. Diferentes teorias foram utilizadas para explicar a elevada e atual riqueza biológica dos organismos na Região Neotropical, tanto em termos ecológicos como geográficos. A biogeografia histórica surge como um interessante método para avaliar os possíveis eventos que levaram à atual distribuição das espécies Neotropicais, desde eventos mais antigos como o soerguimento dos Andes e do Escudo Brasileiro durante o Neógeno, ou mais recentes como as flutuações climáticas do Quaternário. Bothrops erythromelas é uma das menores serpentes do gênero. A ocorrência da espécie é ampla na ecorregião da Caatinga, com registros em áreas marginais no Cerrado e Mata Atlântica. Esta espécie, por estar inserida no grupo dos Viperidae, é importante do ponto de vista médico e farmacológico e também devido funções ecológicas chave por atuarem no controle de populações de presas de invertebrados e vertebrados. Apesar dos estudos e revisões taxonômicas já existentes para o gênero, B. erythromelas pouco se sabe sobre o status taxonômico, limites de distribuição e populacional de B. erythromelas. Desta forma, a proposta dessa pesquisa é realizar um estudo histórico biogeográfico de B. erythromelas, através das análises dos caracteres moleculares e morfológicos, compreender a história biogeográfica, taxonômica e a evolução da espécie compreendendo a relação filogenética com a espécie-irmã B. lutzi e os limites geográficos da espécie. Para isto, nós incluiremos novos dados moleculares (sequencias de marcadores-chave de barcoding e dados de sequenciamento de nova geração) para diversas populações de B. erythromelas e B. lutzi. Em conjunto com dados morfológicos, esses dados servirão para avaliar o status taxonômico das duas espécies. Nós também avaliaremos aspectos demográficos relacionados com variações climáticas do Pleistoceno, assincronia das estações chuvosas na Caatinga e o papel do Rio São Francisco como barreira para o fluxo gênico na espécie. A tese será dividida em: Capítulo I: “Aplicação de DNA Barcoding na identificação de Bothrops erythromelas (Serpente: Viperidae), avaliando a distribuição geográfica e taxonomia da linhagem”. Capítulo II: “Taxonomia e filogenia molecular de Bothrops erythromelas (Serpente: Viperidae) e relação filogenética com as espécies irmãs (complexo Bothrops gr. neuwiedi)”. Capítulo III: “Filogeografia de Bothrops erythromelas (Serpente: Viperidae) e Bothrops lutzi na Diagonal de Formações Abertas da América do Sul”. No exame de qualificação, estarão presentes os resultados parciais dos capítulos I e II.
Presidente - 807.295.681-72 - ADRIAN ANTONIO GARDA - UFRN
Interno - 2526168 - DANIEL OLIVEIRA MESQUITA