PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: HERMANA CECILIA OLIVEIRA FERREIRA

DISCENTE: HERMANA CECILIA OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 06/07/2018
LOCAL: Sala 507 do CCHLA
TÍTULO: “EU SOU MÔFI”: JUVENTUDE PERIFÉRICA, INDÚSTRIA CULTURAL E LUTA POR RECONHECIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Juventude; Indústria Cultural; Subcidadania; Luta por Reconhecimento.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta dissertacao analisa o conflito moral existente em Joao Pessoa entre os valores disseminados pela midia local e a producao de uma identidade estigmatizada em sua tentativa de luta por reconhecimento. Tendo como ponto de partida a producao de uma categoria local- o “mofi”- este trabalho busca analisar os sentidos morais da estigmatizacao dos jovens de periferia na cidade. A partir de um pluralismo metodologico, buscou-se compreender o cotidiano de producao de valores em seus diversos niveis de interacao com a producao midiatica local. Os estudos de Jesse Souza (2006; 2009), sobre a subcidadania no Brasil serviram como norteadores para a compreensao dos processos de exclusao de um grupo pauperizado. Esse quadro de problematizacao a desigualdade brasileira foi tencionado com uma perspectiva d ateoria critica sobre a industria cultural e producao da vida moral. Ao final do trabalho, a teoria honnethiana sobre luta por reconhecimento guiou uma analise dos “tracos” de uma identidade periferica que busca disputar valores com uma moral hegemonica existente na cidade. Assim, o esforco sociologico se deu, primeiramente, na compreensao da relacao entre midia e vida moral e, posteriormente, na constatacao da existencia de figuras de representacao nas redes sociais que buscam, em certa medida, subverter o assujeitamento promovido pelas producoes televisivas, configurando uma luta por reconhecimento moral a partir de uma identidade periferica.
Presidente - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO
Interno - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS