PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: MARIA EDUARDA PEREIRA LEITE

DISCENTE: MARIA EDUARDA PEREIRA LEITE
DATA: 15/02/2019
LOCAL: Sala de videoconferência 404b do CCHLA
TÍTULO: "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA: Uma análise da política educacional sob a égide da racionalidade neoliberal"
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Educação Integral, Políticas Públicas, Política Educacional
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas
RESUMO: Esta pesquisa busca analisar a implementacao do Programa de Educacao Integral na Paraiba, que, desde 2016, vem sendo implementada nas escolas de ensino medio da rede publica de ensino. O novo modelo de ensino com a implementacao do Projeto Escola Cidada Integral. Em 2018, o programa de governo tornou-se politica de Estado atraves da Lei nº n° 11.100/18, foi criado o Programa de Educacao Integral, composto pelas Escolas Cidadas Integrais – ECI, Escolas Cidadas Integrais Tecnicas – ECIT e Escolas Cidadas Integrais Socioeducativas – ECIS. Atualmente, o ensino integral ja e realidade em 100 escolas em toda a Paraiba, atendendo a 36.000 estudantes. Na pratica, a implementacao das escolas vem gerando muitas duvidas e conflitos. Com o olhar direcionado para a fase de implementacao da politica educacional, comecamos a analisar a realidade das duas primeiras escolas da cidade de Joao Pessoa que receberam o modelo de educacao integral e deparamo-nos com realidades completamente distintas. Comecamos a suspeitar de que ha um modelo hegemonico de politica educacional, mas que, na pratica, reflete de forma diferente quando implementado em realidades diversas, fazendo com que fatores nao planejados interfiram no seu processo, o que pode repercutir nos resultados, esperados ou nao. Seguindo essa rota, o objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a implementacao do Programa de Educacao Integral na Paraiba, a partir dos mecanismos, processos e praticas que ocorrem no cotidiano de duas escolas publicas da cidade de Joao Pessoa, buscando identificar os fatores que travam ou facilitam a perpetuacao das desigualdades educacionais. Para tanto, os procedimentos metodologicos que estao sendo utilizados, consideram o ciclo das politicas publicas como metodo para analise da politica educacional, partindo de um estudo qualitativo, fazendo uso de ferramentas de pesquisa como a observacao participante, entrevistas, analise documental e aplicacao de questionario socioeconomico.
Presidente - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS
Interno - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO