PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: WANESSA SOUTO VELOSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANESSA SOUTO VELOSO
DATA: 28/02/2020
LOCAL: sala 507 do CCHLA
TÍTULO: Itinerários da subcidadania: vida moral e construção dos sentidos de justiça entre o público de dois programas de televisão em João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Mídia; Moralidade; Pobreza; Subcidadania.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esse trabalho analisa o cotidiano e a experiências de pessoas que buscam solucionar casos de injustiça social através de dois programas televisivos da cidade de João Pessoa. Baseada na perspectiva da Teoria Crítica, a pesquisa buscou revelar como os discursos moralizantes da indústria cultural operam e interferem na constituição de sentidos de justiça as camadas populares. Os programas Correio Verdade e Correio Manhã elaboram suas imagens a partir de a ideia de prestação de serviços e resolução de problemas do cotidiano do público. Como os programas não podem resolver a maioria das demandas que lhe chegam, passam a orientar e mediar a relação do público com os órgãos competentes, sinalizando os caminhos a trilhar em meio à burocracia estatal. Contudo, independente da resolução ou não das demandas, a mediação dos programas termina por reforçar, para a parcela da população em condição de vulnerabilidade social, a imagem da capacidade dos programas de televisão como órgãos de produção de justiça. Desse modo, a pesquisa apresenta os dilemas e as frustrações dessa parcela do público que se utiliza dos programas de televisão e da imagem de seus apresentadores para conseguir a realização de serviços públicos, buscar ajuda em condições de emergência ou mesmo caridade. A interação entre os programas de televisão e essa parcela do público produz um conjunto de itinerários, entre a mídia e a burocracia, que ressignificam os ideais de justiça a partir de uma lógica de subcidadania (Souza, 2006).
Externo à Instituição - FABIO GOMES DE FRANCA
Externo à Instituição - NICOLE LOUISE MACEDO TELES DE PONTES