PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: MARIA CLARA LIMA DE MENEZES

DISCENTE: MARIA CLARA LIMA DE MENEZES
DATA: 10/02/2023
LOCAL: Por videoconferência: https://meet.google.com/hsp-sbcu-jkj
TÍTULO: Labor e reprodução social: as marcas da transição rural-urbana na trajetória de trabalhadores rurais migrantes do Setor da Construção na Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Rural; Urbano; Migração; Precariedade; Trajetórias.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta pesquisa se propôs a analisar o movimento de trabalhadores vindos do campo/interior das cidades e que passaram a atuar formalmente na Construção Civil do estado da Paraíba, localizados agora em sua capital, João Pessoa. Para o recorte metodológico, foram adotados métodos qualitativos, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas e em profundidade para compor a análise das trajetórias de trabalho-vida, e o caderno de campo. Ainda, obtivemos auxílio de ferramentas quantitativas que ficaram a cargo de delinear melhor as condições objetivas do setor – emprego, renda, número de trabalhadores, escolaridade, formas de ingresso na Construção, níveis de formalidade e informalidade, dentre outros aspectos. Essa pesquisa quantitativa foi orientada a partir da busca em portais de dados secundários – IBGE, RAIS, CAGED e CBIC –, bem como da confecção de gráficos, tabelas, quadros e mapas quantitativos e ilustrativos decorrentes de dados primários coletados durante pesquisa de campo. A união entre os métodos adotados nos serviu para melhor analisar características focais de nossa discussão, tais como: o conflito perene entre o(s) rural(is) e urbano(s) enquanto espaços em construção; as condições laborais presentes no mercado de trabalho brasileiro e, o debate sobre as masculinidades, característica do Setor da Construção como um todo. Com esses movimentos de migração/transição entre um local e outro vistos como centro de nossas discussões, pudemos perceber quais as vivências passadas, presentes e as expectativas de futuro desses trabalhadores; bem como, de que forma este setor se torna atrativo – tanto em termos objetivos quanto simbólicos – para abrigar essa mão de obra masculina, com baixa escolarização formal e que tem na cidade seu principal horizonte de trabalho formalizado.
Presidente - 2276902 - MAURICIO ROMBALDI
Interno - 1350613 - SERGIO BOTTON BARCELLOS