PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: ANDRE PETRAGLIA SASSI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE PETRAGLIA SASSI
DATA: 25/04/2018
LOCAL: Sala 511 do CCHLA
TÍTULO: DINÂMICAS DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA PARAÍBA: contribuições sociológicas para a análise de uma política pública
PALAVRAS-CHAVES: Programa Mais Médicos, Análise de Políticas Públicas, Cartografia.
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta tese trata das relacoes Estado-sociedade atraves da implementacao de uma politica publica de saude intitulada Programa Mais Medicos (PMM). Enfatiza-se um dos elementos da politica que foi o processo de distribuicao de medicos brasileiros e estrangeiros no Brasil e, especialmente, na Paraiba. Meu objetivo foi entender os processos de elaboracao e implementacao de uma politica, considerando as dinamicas locais de sua implantacao. O processo de investigacao observa a politica em um determinado periodo politico e historico, desde as tensoes iniciais que favorecerem a formulacao do Programa Mais Medicos ate os desdobramentos da politica apos a mudanca de governo em 2016. A Paraiba foi escolhida como territorio de observacao por causa da cobertura expressiva da Atencao Basica, pela tradicao em Saude da Familia, pela criacao de instrumentos que favoreceram a implementacao da politica no nivel local e nacional e pela aproximacao do pesquisador com os atores implementadores. Para conseguir observar e analisar a multiplicidade de fenomenos advindos do campo de pesquisa, foi construida uma cartografia, no sentido de Deleuze e Guattari, que visa acompanhar processos em movimento. O movimento referido significa as relacoes entre os diversos atores participantes do Programa Mais Medicos, como medicos, supervisores, tutores, gestores municipais e estaduais, representantes dos ministerios da saude e da educacao, trabalhadores das equipes de Atencao Basica e usuarios do SUS. Um dos elementos fundamentais dessa cartografia foi a problematizacao da insercao do pesquisador entre os atores, com a necessidade de movimentos de afastamento e aproximacao com o campo da pesquisa para garantir a objetivacao dos fenomenos observados. Tecendo o processo de pesquisa, foi possivel observar as reacoes contrarias ao Mais Medicos provenientes do movimento medico oficial, que produziu fatos politicos e difundiu ideologias sobre o programa, especialmente opondo-se as mudancas da formacao profissional e as formas de acesso as residencias medicas. Alem disso, sao discutidas as taticas para desqualificar os profissionais estrangeiros, especialmente os medicos cubanos, atribuindo a estes o que se pode chamar de outsider, na logica de Elias e Scotson. Durante o trabalho de campo, chamou atencao as diferencas entre as praticas profissionais de medicos brasileiros e cubanos, tendo sido observado maior envolvimento com os atendimentos e equipe de saude por parte dos segundos. Alem disso, observando a distribuicao dos profissionais no estado, percebeu-se que, em algumas regioes caracterizadas como de mais dificil acesso ou as mais distantes dos grandes centros urbanos, so foi possivel garantir assistencia medica a partir da atuacao dos “cooperados”, o que podera criar um vazio assistencial caso o programa acabe. Para a implementacao do PMM no estado, foi fundamental a relacao entre atores que ja mantinham aproximacao antes do Programa, em movimentos sociais e politicos, caracterizando um grupo de atores militantes em defesa do sistema de saude e da qualificacao da Atencao Basica.
Externo à Instituição - ANTONIO DE PÁDUA PITHON CYRINO
Interno - 1311634 - ARTUR FRAGOSO DE ALBUQUERQUE PERRUCI