PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
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Notícias


Banca de DEFESA: ANA CARMEN NAVARRO DE MORAES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CARMEN NAVARRO DE MORAES
DATA: 14/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 500 do CCHLA
TÍTULO: TRABALHADORES DE CALL CENTER: Trabalho precário e resistências na Paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Call centers, Reconfiguração espacial de investimentos, Ação sindical, Formas de resistências, Paraíba.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto as formas de resistencias desenvolvidas por trabalhadores de call center na Paraiba (desde as suas manifestacoes individuais ate as acoes sindicais), diante do processo de reconfiguracao espacial das centrais de teleatividades em curso no pais, em que atuam estrategias empresariais em convergencia com acoes estatais de atracao de investimentos. De natureza prioritariamente qualitativa, os dados apresentados advem de entrevistas semiestruturadas com teleoperadores de empresas instaladas na Paraiba e liderancas sindicais locais (diretores e delegados de base) e de observacao direta do cotidiano e de atividades sindicais. Nao obstante a conformacao de contextos adversos a resistencias, que tendem a ter expressoes individuais e de alcance/efetividade reduzidos, observamos elementos que se contrapoem ao discurso oficial de maior comprometimento dos trabalhadores nordestinos, tais como a disseminacao crescente de praticas de desrespeito as regras, burlas as normas de controle do trabalho e acoes de confrontacao direta dentro e fora dos locais de trabalho, alem da realizacao de protestos/paralisacoes, panfletagens e atividades especificas do setor de call center, promovidas pelo sindicalismo de telecomunicacoes. Os nexos entre as resistencias cotidianas dos trabalhadores e as reconfiguracoes da acao sindical no setor, ainda que permeados por conflitos, especialmente os de cunho geracional, apontam para um processo de (re)construcao da identidade coletiva dos trabalhadores de telecomunicacoes no contexto paraibano, o que parece estar contribuindo, junto com as inovacoes tecnologicas promovidas pelas empresas de call center, para um arrefecimento da expansao das vagas de operador de telemarketing na Paraiba, nao obstante a permanencia dos incentivos territoriais do poder publico local.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JACOB CARLOS LIMA
Externo ao Programa - 2276902 - MAURICIO ROMBALDI
Presidente - 1476411 - ROBERTO VERAS DE OLIVEIRA
Interno - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS
Externo à Instituição - SELMA BORGHI VENCO
Interno - 330196 - TEREZA CORREIA DA NOBREGA QUEIROZ