PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: WILIANA APARECIDA ALVES DE BRITO FERNANDES

DISCENTE: WILIANA APARECIDA ALVES DE BRITO FERNANDES
DATA: 28/11/2018
LOCAL: Sala 03 - PPGENF
TÍTULO: ACURÁCIA DE INDICADORES CLÍNICOS DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM “DESOBSTRUÇÃO INEFICAZ DE VIAS AÉREAS” EM PESSOAS IDOSAS COM PNEUMONIA
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Idoso. Acurácia. Diagnóstico de Enfermagem. Pneumonia. Hospitalização.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A pneumonia e um dos problemas de saude que tem ligacao intima com o crescente numero de internacoes de pessoas idosas, representando a principal causa de internacao hospitalar em adultos e idosos. Objetivo: Avaliar a acuracia de indicadores clinicos do Diagnostico de enfermagem da NANDA - I Desobstrucao ineficaz de vias aereas em pessoas idosas com Pneumonia hospitalizadas. Metodo: consiste em um estudo de acuracia diagnostica de fase II com corte transversal e delineamento quantitativo, realizado em um hospital publico de Joao Pessoa / PB. A amostragem foi nao probabilistica por acessibilidade. Adotou-se os seguintes criterios de inclusao: pessoas com 60 anos e mais, de ambos os sexos, que estavam hospitalizadas em alguma das unidades clinicas do referido hospital no momento da coleta de dados e com ate 72 horas do diagnostico medico de Pneumonia, que, apos os devidos esclarecimentos dos propositos e dos passos operacionais do estudo, aceitaram participar da pesquisa, as quais, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou o acompanhante destas, quando o idoso expressou problemas cognitivos que interferiram na comunicacao. Foram excluidos, os idosos que apresentaram fatores impeditivos para a avaliacao do sistema respiratorio e / ou nao estavam em ventilacao espontanea. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento estruturado, o qual contemplou questoes relativas as condicoes sociodemograficas e clinicas, ao diagnostico Desobstrucao ineficaz de vias aereas e suas caracteristicas definidoras. Os dados foram organizados e processados pelo SPSS 22.0. A analise dos dados pautou-se na investigacao das caracteristicas sociodemograficas e clinicas, prevalencia do diagnostico investigado e de seus indicadores, alem da verificacao das medidas de acuracia dos referidos indicadores por meio de testes estatisticos (sensibilidade, especificidade e valores preditivos). Assinala-se que, a pesquisadora respeitou todos os aspectos eticos e legais contidos na Resolucao nº 466 do Conselho Nacional de Saude e suas complementares. O presente estudo foi aprovado pelo Comite de Etica do Centro de Ciencias da Saude da Universidade Federal da Paraiba, sob o Protocolo nº 1.980.829/2017 e CAAE nº 65948717.0.0000.5188. Resultados foram entrevistadas 43 pessoas idosas, dentre as quais, 25 (58,1%) eram do sexo feminino; com faixa etaria predominante de 80 anos e mais, 16 (37,2%); viuvas, 22 (51,2%); com baixa escolaridade (0 a 4 anos de estudo), 28 (65,2%) e; renda familiar de 1 a 3 salarios minimos, 35 (81,4%). No que tange a prevalencia de Desobstrucao ineficaz de vias aereas identificou-se que, 28 (65,1%) apresentavam este diagnostico. Quanto a prevalencia dos indicadores, destacaram-se: ruido adventicio respiratorio, 36 (83,7%) e ortopneia, 33 (76,7%). Verificou-se tambem que, os indicadores mais sensiveis foram: cianose e hipertermia, (100%) e os mais especificos: alteracao do padrao respiratorio, hipertermia e confusao mental, 100%. Consideracoes finais: a verificacao das medidas de acuracia, sobretudo, sensibilidade e especificidade de indicadores clinicos, e indispensavel para a inferencia de diagnosticos de enfermagem. Alem disso, o conhecimento de tais indicadores contribui para o planejamento de acoes de enfermagem efetivas, com vistas ao alcance de resultados positivos de saude.
Presidente - 338322 - MARIA DAS GRACAS MELO FERNANDES
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA