PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMILLA GONCALVES DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMILLA GONCALVES DE MOURA
DATA: 12/12/2018
LOCAL: sala de aula
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE IDOSOS SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
PALAVRAS-CHAVES: álcool; drogas; tabagismo; alcoolismo; idosos.
RESUMO: RESUMO Introdução: O consumo do álcool e outras drogas é uma preocupação em saúde pública para todas as faixas etárias, porém um fenômeno que carece de mais investigações na população idosa. Objetivo: conhecer as Representações Sociais de idosos sobre o alcoolismo, tabagismo e outras drogas. Método: estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com 200 idosos de um município do nordeste do Brasil. Através de entrevista semi-estruturada nos domicílios dos idosos, Instituições de Longa Permanência e grupos de convivência, aplicou-se um instrumento com questões abertas sobre o fenômeno estudado e dados sociodemográficos, um Teste de Associação Livre de Palavras e o Short Michigan Alcoholism Screening Test Geriatric (S MAST-G). Os instrumentos foram analisados pelo software IRaMuTec e confrontados com a literatura pertinente, através da análise de conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: os resultados obtidos da análise léxica associativa para as questões abertas sobre o que o uso de álcool e outras drogas representa para o idoso (a), o corpus com 200 entrevistas apresentou 5650 ocorrências, 623 formas ativas, frequência das formas ativas ≥3 e média de 25,11 das formas por segmentos analisados; dos 225 segmentos de texto, 209 foram classificados e agrupados conforme o significado semântico, apontando quatro classes, com um aproveitamento de 92,89%, permitindo apreender as representações sociais construídas pelos sujeitos. Muito embora a palavra droga possa ter vários significados, no contexto da coleta de dados, as respostas estão relacionadas às drogas e seu abuso e assunção de atitude negativa em relação ao uso de drogas. Os idosos apresentam uma percepção bastante negativa e muitas vezes alarmista sobre o tema. Notou-se que eles representam as drogas a partir de seus danos, prejuízos ao indivíduo, família e sociedade. Portanto, foi possível identificar, através da análise de conteúdo de Bardin, extraiu-se as seguintes categorias baseadas na abordagem dimensional: 1. Violência associada às drogas: dimensão informativa; 2. Consequências da droga: dimensão clínica/imagética; 3. Motivação para o uso de drogas: dimensão atitudinal/espiritual; 4. Drogas e exclusão social: dimensão atitudinal. Considerações: constatou-se que o uso de substâncias lícitas ou ilícitas representam algo nocivo para o indivíduo, família e coletividade, em algumas vertentes. Os efeitos físicos de prejuízo à saúde; dependência e destruição no terreno psicológico; e, principalmente, os efeitos morais e sociais, como os conflitos e desarmonia das relações familiares e na esfera social, os acidentes e violência. Além disso, contribuem para o crescimento dos gastos com o tratamento médico, elevam os índices de acidente de trânsito, de violência urbana e de mortes prematuras e trazem enorme repercussão social e econômica para a sociedade contemporânea.
Presidente - 335603 - ANTONIA OLIVEIRA SILVA
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA