PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MAILSON MARQUES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAILSON MARQUES DE SOUSA
DATA: 13/12/2019
HORA: 09:30
LOCAL: sala de aula
TÍTULO: Comunicação persuasiva para motivar a intenção de reduzir o consumo de sal em pessoas com insuficiência cardíaca
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência Cardíaca; Dieta Hipossódica; Comunicação Persuasiva; Mídia Audiovisual; Teoria Social.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A redução no consumo de sal na dieta em pessoas com insuficiência cardíaca (IC) configura-se como uma recomendação não farmacológica para controle clínico e estabilidade da doença. Contudo, a literatura evidencia baixa adesão a essa medida de proteção à saúde. Objetivo: Avaliar a intenção comportamental de reduzir o consumo de sal na dieta em pessoas com IC, antes e após exposição a comunicação persuasiva positiva. Método: Estudo de múltiplos métodos fundamentado na Theory of Planned Behavior, realizado em duas etapas. Na primeira etapa, empregaram-se três fases: 1) Estudo com delineamento quantiqualitativo, com a finalidade de levantar as crenças salientes relacionadas à redução do consumo de sal na dieta; 2) Estudo metodológico, em que foi elaborado o questionário para mensurar os fatores determinantes da intenção comportamental de reduzir o consumo de sal, seguido de validação de conteúdo e semântica; 3) Estudo de natureza tecnológica, em que foi construída e validada comunicação persuasiva, do tipo audiovisual, de curta duração, com o objetivo de influenciar positivamente a intenção de pessoas com IC a reduzirem o consumo de sal na dieta. Na segunda etapa, realizou-se estudo piloto, comparativo, do tipo antes e depois. Aplicou-se estatística descritiva e inferencial (teste de Wilcoxon pareado, correlação de Spearman e análise de Regressão Logística), estabelecendo-se o nível de significância de 0,05. O estudo foi aprovado com CAAE: 79911717.0.0000.5183. Resultados: Com relação à análise das crenças comportamentais sobressaíram a manutenção da saúde e diminuição do apetite. Cônjuges, filhos e irmãos se destacaram como referentes que exercem maior influência na redução de sal. Quanto às crenças de controle, o preparo das refeições pela esposa facilita e a perda do sabor dos alimentos dificulta a execução do comportamento. O questionário para medida da intenção e a comunicação persuasiva apresentaram Índice de Validade de Conteúdo ≥ 80%. No estudo piloto, participaram 82 pessoas com IC. Os escores médios das variáveis comportamentais aumentaram significativamente após exposição a comunicação persuasiva, indicando alta intenção comportamental para execução do comportamento. As crenças normativas e de controle se apresentaram antes à exposição a comunicação persuasiva como variáveis significantes na explicação da intenção comportamental de redução do consumo de sal na dieta. Conclusão: A comunicação persuasiva, mostrou-se ser eficaz para influenciar positivamente a intenção comportamental de redução do consumo de sal em pessoas com IC. Ressalta-se a importância de considerar a opinião de referentes sociais significativos, barreiras e habilidades individuais nas estratégias educativas relacionadas ao seguimento de uma dieta com baixo teor de sal.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO STELIO DE SOUSA
Interno - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO COSTA
Interno - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE
Presidente - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SIMONE MARIA MUNIZ DA SILVA BEZERRA