PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO VITAL DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO VITAL DA SILVA JÚNIOR
DATA: 06/12/2019
LOCAL: Auditório Prof. Dr. Iolanda Beserra da Costa Santos - DENC
TÍTULO: Avaliação das dimensões da qualidade de vida de pessoas com leishmaniose
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida; leishmaniose cutânea; leishmaniose visceral; enfermagem.
RESUMO: As leishmanioses são doenças tropicais de complexa epidemiologia e ecologia, consistindo em um importante problema de saúde pública mundial. A Leishmaniose Cutânea apresenta-se como úlcera que pode levar a cicatrizes, deformação, e estigmatização. A Leishmaniose Visceral é a forma mais grave, sistêmica, e que pode ser fatal se não for tratada. Todos estes fatores poderão contribuir para uma consequente diminuição ou prejuízo da qualidade de vida dos indivíduos. Ante o exposto, este estudo foi norteado pelo seguinte questionamento: a leishmaniose afeta a qualidade de vida das pessoas acometidas? Para isso, a presente investigação tem por objetivo: avaliar a qualidade de vida de pacientes acometidos pela leishmaniose (Visceral ou Cutânea) segundo aspectos sociais, clínicos e epidemiológicos. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa. O estudo foi desenvolvido na Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitarias (DIP) de um Hospital Universitário no estado da Paraíba. A amostra foi do tipo probabilística, sendo considerados os seguintes critérios de inclusão: indivíduos com idade acima dos 18 anos, de ambos os sexos, que apresentaram diagnóstico médico de infecção por leishmaniose (visceral ou cutânea) e que estivessem em tratamento no referido serviço de saúde. Foram considerados critérios de exclusão: pacientes em uso de psicotrópicos, crianças e adolescentes menores de 18 anos, e os pacientes com incapacidade física ou cognitiva para responder as perguntas. Foi utilizado um questionário com informações acerca da identificação do paciente, condições de moradia, aspectos clínicos e exames realizados além do questionário de qualidade de vida Medical Outcomes Survey Short-Forma 36-SF-36. Esse estudo recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Hospital Universitário Lauro Wanderley, com número CAAE: 11309619.9.0000.5183.
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Presidente - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE