PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLISON PEREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLISON PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 17/01/2020
LOCAL: Sala de reuniões - PPGENF
TÍTULO: PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE INSULINA ENTRE INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes mellitus; Tratamento farmacológico; Insulina; Enfermagem
RESUMO: O tratamento insulínico é uma das modalidades de tratamento para controle do Diabetes Mellitus (DM) e requer compreensão, adesão e habilidade na técnica de preparo e administração a fim de evitar e/ou retardar complicações, relacionadas ao procedimento e consequentemente ao descontrole glicêmico. Objetiva-se analisar a prática de preparo e administração de insulina entre indivíduos com Diabetes Mellitus. Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa, realizado em um ambulatório de endocrinologia de um Hospital Universitário na capital do estado da Paraíba. Participaram do estudo 136 indivíduos que realizavam aplicação de insulina por meio de tratamento convencional (Regular e NPH) administrada com seringa e agulha descartáveis e /ou tratamento com insulina análoga (Novorapid e Lantus) através de injeção com dispositivo de caneta. O instrumento para coleta de dados foi um formulário estruturado, contendo questões relacionadas ao quesito sociodemográfico, clínico e desempenho da técnica, conforme estabelecido pela Sociedade Brasileira de Diabetes, este último foi avaliado com auxilio de um protótipo construído para essa finalidade. O estudo foi analisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, sob parecer de nº 3.457.517. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas e convertidos para programa estatístico, foram realizadas as seguintes análises: Descritiva, Qui-quadrado e Regressão de Poisson. A maioria dos participantes possuem idade entre 61-70 anos (28,68%); sexo feminino (74,26%); casado/união estável (58,09%); entre 9 e 11 anos de estudo (36,77%); utilizam a insulina NPH (44,10%); não realizam rodizío dos locais de aplicação (82,40%); utilizam majoritariamente o abdomem para aplicação da insulina (57,40%); realizam a reutilização da seringa (69,90%); quanto ao local de armazenamento referem a porta da geladeira (35,30%); todos descartam o material de maneira inadequada (100,00%); dentre as complicações teciduais observadas, destaca-se a lipodistrofia (33,80%); sobre a técnica de preparo e administração de insulina os 136 (100,00%) participantes apresentam alguma inadequadação. A partir do estudo é possível identificar que os participantes não possuem habilidade técnica adequada para preparo e administração de insulina, o que pode explicar o alto índice de complicações, sobretudo, lipodistrofias.
Externo à Instituição - MAILSON MARQUES DE SOUSA
Interno - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES