PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Banca de DEFESA: MONICA FERREIRA DE VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONICA FERREIRA DE VASCONCELOS
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/pbm-xezi-zsu
TÍTULO: ESPIRITUALIDADE DE PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS EM CUIDADOS PALIATIVOS: estudo à luz da Teoria de Jean Watson
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade. Cuidados Paliativos. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução. As necessidades espirituais motivam as pessoas a buscarem um sentido para a vida e ajudam-nas a transcender as dificuldades e o sofrimento A espiritualidade é de suma importância na assistência de enfermagem às pessoas vivendo com HIV/Aids sob Cuidados Paliativos. Esta tese foi constituída por três estudos em modalidade de artigo. Um artigo de revisão que teve como objetivo, investigar a produção cientifica sobre o uso de instrumentos de avaliação da espiritualidade, no contexto do cenário mundial. O trabalho identificou que maioria das escalas utilizadas é de fácil aplicação e se encontram validadas para a língua portuguesa e que além de avaliarem a espiritualidade, também mensuram a qualidade de vida. Os artigos originais tiveram como objetivos: avaliar a espiritualidade de pessoas vivendo com HIV/Aids, fundamentada na Escala de Avaliação da Espiritualidade em Contextos de Saúde; Analisar a compreensão de pessoas vivendo com HIV/Aids em cuidados paliativos acerca da espiritualidade, à luz da teoria de Jean Watson. Métodologia. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, realizado em três hospitais da cidade de João Pessoa. A coleta de dados ocorreu no período de dezembro de 2018 a abril de 2019. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo questões acerca da caracterização dos participantes, a Escala de Espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro, aplicado em uma amostra de 152 pessoas, um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado em uma amostra de 18 pessoas e só foi iniciada após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, com o parecer número 3.056.996. Resultados. A partir da coleta de dados surgiram os estudos: (1) Espiritualidade de pacientes em cuidados paliativos: estudo com pessoas vivendo com HIV/Aids. (2) Espiritualidade: estudo com pessoas vivendo com HIV/Aids em cuidados paliativos à luz da Teoria de Watson. O primeiro estudo demostrou que houve diferenças estatísticas no domínio “crença”, destacando-se as práticas católicas e evangélicas entre as religiões no exercício da espiritualidade de pessoas vivendo com HIV/Aids, para o enfrentamento da sua condição de saúde. No segundo manuscrito, a análise dos discursos dos participantes revelouque a maioria das pessoas vivendo com HIV/Aids utilizam a espiritualidade como forma de superação e de enfrentamento das dificuldades que advém com o diagnóstico. Reflexões finais: Evidencia-se assim a relevância da espiritualidade para o planejamento das ações assistenciais com um olhar mais integral, demonstrando a importância que essa dimensão humana representa sobretudo, quando se vivencia um evento relacionado à saúde. Torna-se imprescindível que o profissional conheça as práticas, crenças e costumes dos pacientes para melhor assisti-los.
Presidente - 338391 - MARIA EMILIA LIMEIRA LOPES
Interno - 6338130 - PATRICIA SERPA DE SOUZA BATISTA