PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: GLENDA AGRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLENDA AGRA
DATA: 16/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do Programa
TÍTULO: O saber e o fazer de enfermeiros nos cuidados paliativos à pessoa com ferida tumoral maligna cutânea.
PALAVRAS-CHAVES: Úlceras cutâneas. Neoplasias. Enfermagem. Ensino. Aprendizagem. Conhecimento.
PÁGINAS: 273
RESUMO: Introdução: Enfermeiros da Atenção à Saúde de Alta Complexidade têm encontrado dificuldades para cuidar paliativamente de pessoas com feridas tumorais malignas cutâneas, devido à fragilidade no conhecimento sobre a temática. Esta pesquisa emergiu da necessidade em avaliar o saber e o fazer de enfermeiros nos cuidados paliativos destinados à pessoa com esse tipo lesão, por meio de uma intervenção educativa embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Objetivo: Avaliar os efeitos da intervenção educativa pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa como estratégia de mudança no saber e no fazer de enfermeiros da Atenção à Saúde de Alta Complexidade nos cuidados paliativos à pessoa com ferida tumoral maligna cutânea. Método: Pesquisa quase experimental, do tipo antes e depois, com abordagem quantiqualitativa, realizada com 51 enfermeiros que atuam em um hospital filantrópico de João Pessoa/PB. Os critérios de inclusão foram: enfermeiros que exercessem atividades laborais diretamente com pacientes; disponibilidade de horário para responder ao instrumento antes e depois do curso e comparecer ao curso. Para os critérios de exclusão, consideraram-se as faltas nos dias relacionados à terceira e quarta aulas durante a intervenção educativa. As etapas operacionais da pesquisa foram: (1) Revisão integrativa sobre feridas tumorais malignas cutâneas; (2) Revisão integrativa sobre análise do conceito de Aprendizagem Significativa à luz de David Ausubel; (3) Construção e validação dos instrumentos de coleta de dados; (4) Indicadores psicométricos de uma medida acerca do saber e do fazer de enfermeiros nos cuidados paliativos à pessoa com ferida tumoral maligna cutânea e (5) Intervenção educativa. A intervenção educativa ocorreu entre agosto e setembro de 2017, com carga horária de 25 horas. Os sujeitos responderam um instrumento sobre o saber e o fazer nos cuidados paliativos à pessoa com ferida tumoral antes e depois da intervenção. Na análise dos dados quantitativos, utilizou-se a versão 22.0 do pacote estatístico SPSS, com indicadores estatísticos descritivos e psicométricos. Resultados parciais: Ao verificar as propriedades psicométricas do instrumento respondido pelos sujeitos, a fidedignidade dos itens apresentou alfa de Cronbach superior a 0,70 em todos os domínios. Sendo assim, é possível elaborar um pressuposto teórico sobre o fenômeno, no qual quanto maior for o saber nos domínios relacionados aos cuidados paliativos à pessoa com ferida tumoral maligna cutânea, maior será o fazer destes cuidados.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALANA TAMAR OLIVEIRA DE SOUSA
Externo à Instituição - ISABELLE PIMENTEL GOMES
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Interno - 337282 - MARIA JULIA GUIMARAES OLIVEIRA SOARES
Presidente - 336720 - MARTA MIRIAM LOPES COSTA
Interno - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - THIAGO LINS DA COSTA ALMEIDA