PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MARIVETE SANTOS DA COSTA

DISCENTE: MARIVETE SANTOS DA COSTA
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Mapeamento e modelagem de processos pela abordagem BPMN: uma experiência de trabalho na PRAPE/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: modelagem de processos; mapeamento de processos; gestão de processos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver uma modelagem de processos para melhoria da operacionalização da gestão da política de assistência estudantil destinada aos alunos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A UFPB, com mais de 30 mil alunos ativos, apresenta um grande percentual de discentes que necessitam de assistência estudantil. A operacionalização da política de assistência estudantil, entretanto, tem representado um desafio constante aos gestores. Ao longo da história, as organizações têm empreendido uma busca contínua por melhores práticas de gestão, buscando sempre adaptar-se ou manter-se à frente das mudanças do contexto. No mundo contemporâneo, onde as mudanças de paradigmas se dão de forma cada vez mais rápida e globalizada, esse desafio é ainda maior. Diante disso, uma necessidade premente, e uma possibilidade viável, foi a adoção de um modelo de gestão que permita otimizar o uso dos recursos disponíveis e alcançar a consecução dos objetivos e metas organizacionais. Nas últimas décadas, o Business Process Management – BMP (Gerenciamento de Processos de Negócio), uma abordagem de gestão organizacional por meio de processos, que oferece benefícios estratégicos que permitem que as organizações possam reagir a períodos de rápida mudança, tem se consolidado nas empresas privadas e, ainda que de informa incipiente, tem sido adotada por algumas instituições federais de ensino superior (IFES). Nos processos de implantação do BPM, tem sido adotada a ferramenta Business Process Modeling Notation (BPMN), para identificação, análise e modelagem de processos, essenciais para uma coordenação integrada e eficiente de atividades. O BPMN é um conjunto de padrões gráficos que facilitam a visualização e simplificam a compreensão dos processos organizacionais. O trabalho tem um caráter de pesquisa qualitativa aplicada, exploratória e descritiva.
Presidente - 2665486 - WAGNER SOARES FERNANDES DOS SANTOS
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA