PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: CLAUDIA PATRICIA GOMES DE SOUZA MARQUES

DISCENTE: CLAUDIA PATRICIA GOMES DE SOUZA MARQUES
DATA: 17/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/nff-aoxe-rmz
TÍTULO: Educação permanente como estratégia de humanização da assistência: pesquisa com trabalhadores de uma unidade neonatal
PALAVRAS-CHAVES: Educação permanente em saúde; Humanização da assistência; Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais.
ÁREA: Educação
RESUMO: A educação permanente em saúde e a humanização da assistência constituem pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) tem buscado promover mudanças nas concepções e práticas de atenção à saúde, visando prestar uma assistência integral, ética e humanizada. Para tanto, tem procurado disseminar a Política Nacional de Humanização (PNH) na instituição, tendo, nos trabalhadores, gestores e usuários, o foco da assistência. Tem-se por objetivo neste estudo elaborar juntamente à equipe da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) do HULW diagnóstico com proposições de intervenção sobre educação permanente em saúde e humanização na referida unidade. Trabalhou-se com a abordagem da metodologia qualitativa participante. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o questionário aberto e a observação participante. Aplicou-se o procedimento de análise de conteúdo temática com apoio do software IRAMUTEQ. A análise realizada sobre os significados de humanização da assistência capturou dois eixos temáticos: qualidade no atendimento e uma boa relação profissional-usuário, perfazendo 19,1% das falas; e humanização: a polissemia do seu conceito, com 80,9% dos significados elaborados. Quanto aos significados de educação permanente em saúde, também foram capturados dois eixos temáticos: educação permanente em saúde: aproximação e distanciamento do seu conceito, 15% dos significados elaborados se aproximaram do seu conceito e 40% apresentaram um distanciamento; o eixo temático II, denominado de Educação permanente em saúde: aprendizagem no ambiente de trabalho, envolveu 45% dos significados. Quanto às práticas em humanização da assistência, desenvolvidas na unidade, foram identificadas: o acolhimento, a empatia, a clínica ampliada e àquelas que norteiam a atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso. Não foram observadas atividades em educação permanente em saúde desenvolvidas na unidade pesquisada. Quanto à proposição de intervenção na UCIN, configurada a partir do diagnóstico realizado, fundamenta-se no aporte conceitual da educação para a práxis a ser consolidada pela prática das rodas de educação permanente. O estudo será enviado aos trabalhadores da unidade e à gerência da instituição, apontando proposições de intervenção frente à educação permanente em saúde como estratégia de fortalecer a humanização da assistência no setor.
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Presidente - 337147 - MARIA DE FATIMA FERNANDES MARTINS CATAO