PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: JUCYNALVA OLIVEIRA CABRAL

DISCENTE: JUCYNALVA OLIVEIRA CABRAL
DATA: 30/05/2023
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL meet.google.com/czp-tgae-mfd
TÍTULO: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DO SEBRAE/PB: UMA PROPOSTA BASEADA NO PERFIL COMPORTAMENTAL DISC
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de pessoas; Comportamento people analytics; DISC.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Administração de Recursos Humanos
RESUMO: O desenvolvimento e o envolvimento das pessoas agregam valor à organização para o alcance dos resultados. Nessa perspectiva, conhecer o perfil comportamental das equipes de trabalho tem sido um dado analítico relevante para as estratégias da área de gestão de pessoas, atuando com o People Analytics e com foco na competitividade do negócio. Enveredando-se nessaabordagem, este trabalho tem o objetivo de contribuir para a formação de um Plano de Desenvolvimento de Equipe no ambiente organizacional, com amparo na análise dos dados extraídos do inventário do perfil comportamental do indivíduo, baseado na teoria DISC. Esta consiste em uma categorização dos comportamentos presentes em cada ser humano, criada pelo pesquisador e doutor em Psicologia William Moulton Marston, ante os desafios e as estratégias da organização. O estudo sobre o comportamento pode trazer informações que abrangem, além do pessoal, o profissional, com possibilidades de colaborar para diversos processos ligados à gestão do negócio. Ademais, esta pesquisa adotou como metodologia um estudo de caso, caracterizado como descritivo e exploratório, de abordagens quantitativa e qualitativa, aplicada às equipes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da Paraíba. De acordo com a adequação dos perfis das equipes aos perfis dos cargos, propõem-se, ao final, soluções para o desenvolvimento comportamental e os processos da área de gestão de pessoas.
Presidente - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA
Interno - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS