PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MARIA ANTÔNIA GONÇALVES DA SILVA LIMA

DISCENTE: MARIA ANTÔNIA GONÇALVES DA SILVA LIMA
DATA: 24/05/2023
LOCAL: Reunião do Microsoft Teams. ID da Reunião: 254 129 710 682
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS: percepção de analistas das agências regionais do SEBRAE/PB
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de desempenho. Aprendizado individual e organizacional. Desempenho organizacional. Gestão por competências.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Administração de Recursos Humanos
RESUMO: O bom desempenho organizacional está relacionado ao desempenho de cada um dos integrantes da organização. Nesse sentido, a presente dissertação propôs-se a investigar a relevância e contribuição da avaliação de desempenho por competências para a aprendizagem individual e organizacional. A análise foi feita a partir do estudo de caso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da Paraíba, com amparo na percepção dos analistas das agências regionais dessa organização. O Sebrae/PB consiste em uma entidade que aplica esse tipo de avaliação, cuja dinâmica, critérios e afins são definidos por seu Sistema de Gestão de Pessoas (SGP). O estudo se amparou nas considerações de relevantes estudiosos sobre o assunto, bem como do minucioso detalhamento da avaliação conforme prevista no SGP, além da entrevista com doze colaboradores da entidade, a fim de entender a percepção deles sobre o processo de avaliação de desempenho por competências e como ele reverbera no âmbito individual e organizacional. As reflexões e as análises a respeito do caso foram feitas à luz das principais teorias e conceitos relativos à área, como os relacionados às competências e à gestão de pessoas, à aprendizagem nas organizações contemporâneas e ao sistema de gestão por competências nas organizações. Como resultado, identificou-se que o processo de avaliação do SGP é necessário para o reconhecimento do colaborador, bem como para a sua progressão, pois é organizado com base em critérios bem definidos. No entanto, carece de melhorias para garantir a efetividade do sistema, como a diminuição do tempo na avaliação e no processo de feedback, tornando-o mais aberto, dinâmico e com prazos mais contínuos e flexíveis. Por fim, como proposta, observou-se a necessidade de considerar ações como rever o processo de formação e a construção de um método de comunicação no qual haja, de forma efetiva, o esclarecimento das principais dúvidas dos colaboradores acerca da avaliação de desempenho da organização e a atualização da versão do sistema para que tanto a avaliação como o feedback ocorram em um período mais curto.
Presidente - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Interno - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS