PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: HUMBERTO BORGES LIMA DE VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUMBERTO BORGES LIMA DE VASCONCELOS
DATA: 20/02/2018
HORA: 14:30
LOCAL: LLP/PPGOA
TÍTULO: MATERIAL INSTRUCIONAL EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Educação à distância. Material instrucional. Produção de videoaula. Uso de videoaula. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: Nas configuracoes atuais da sociedade da informacao e do conhecimento, o avanco cientifico- tecnologico tem proporcionado crescente producao, difusao e uso compartilhado de recursos comunicacionais e interativos, colaborando com o entendimento mutuo e com aprendizagens abertas, a exemplo da educacao a distancia (EaD). Nesse sentido, diretrizes de producao e avaliacao de conteudos instrucionais/pedagogicos disponibilizados por instituicoes de ensino podem melhor contribuir para que processos educativos assertivos gerem aprendizagens significativas. Desse modo, esta pesquisa buscou analisar a producao de videoaulas como recursos didatico-pedagogicos do Curso de Bacharelado em Administracao Publica (BAP), modalidade a distancia, do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB), evidenciando o modo como os professores do BAP envolveram-se no processo de producao e uso deste recurso tecnologico no contexto pedagogico das aulas online. Com isso, buscou-se responder a seguinte questao investigativa: como se da a producao e o uso de videoaulas no contexto do Bacharelado em Administracao Publica (BAP), modalidade a distancia, no IFPB? Em termos metodologicos, trata-se de uma pesquisa de campo, subsidiada pela abordagem qualitativa, cujos procedimentos adotados pautaram-se na analise documental. Nesta, foram realizados tres movimentos com dimensoes especificas em suas complexidades progressivas: a) macro (documento geral sobre a Educacao Superior a Distancia no Brasil, Programa Nacional de Administracao Publica (PNAP) financiador do BAP); b) meso (Projeto Pedagogico Institucional (PPI) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagogico de Curso (PPC) do BAP/IFPB); e c) micro (Matriz Curricular, Plano de Ensino e documentos audiovisuais do BAP/IFPB). Assim, a coleta de dados envolveu recursos documentais, alem de entrevista semiestruturada, aplicada ao universo de professores do BAP que produziram/utilizaram videoaulas em suas praticas docentes na EaD. Os resultados mostraram que a EaD/IFPB/BAP nao tem uma politica regular/funcional que sistematize diretrizes institucionais suficientes a producao/uso do material institucional, especificamente das producoes audiovisuais no formato videoaula, reverberando na qualidade tecnico-pedagogica do planejamento, gravacao, disponibilizacao e uso da producao das videoaulas. Portanto, o Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba, atraves do BAP, apesar de apresentar aderencia as Tecnologias Digitais de Informacao e Comunicacao (TDIC), nao tem se voltado para a necessidade de capacitacao a producao de materiais instrucionais (videoaulas), alem do que carece de infraestrutura fisica (estudios adequados) e humana (pessoal suficiente) para a producao de videoaulas, como apoio pedagogico a EaD, o que limita, desfavorece e fragiliza os processos educativos nesta modalidade de ensino.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEICAO MONTEIRO CAVALCANTI