PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: LUDMILLA DANTAS SILVA

DISCENTE: LUDMILLA DANTAS SILVA
DATA: 26/06/2018
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisa - MPGOA
TÍTULO: Evasão escolar e Gestão do Conhecimento: O caso da Universidade Estadual da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Evasão escolar. Gestão do Conhecimento. Educação Superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A evasao escolar no ensino superior, fenomeno que vem sendo amplamente discutido nos mais diversos niveis de formacao educacional, acarretando graves prejuizos com reflexos no individuo, na instituicao de ensino, no Estado e sociedade, constitui-se uma das atuais preocupacoes da instituicao universitaria. O presente trabalho analisa a evasao escolar no ambito da educacao superior, nos cursos de graduacao ofertados na modalidade presencial na Universidade Estadual da Paraiba – UEPB, com o objetivo de propor, a partir de conceitos da Gestao do Conhecimento, estrategias para o seu combate. De natureza exploratoria e descritiva, a investigacao, um estudo de caso, abrangeu todo o corpo discente matriculado nos cursos de graduacao em algum momento no ano letivo de 2016, na modalidade presencial, no campus I – Campina Grande.Tambem abrangeu uma amostra de gestores: coordenadores de cursos, chefes de departamentos, diretores de centros, Pro-Reitores, Vice-Reitor e Reitor da instituicao. O procedimento metodologico para selecionar os cursos abrangidos pela amostra considerou cursos com maiores e menores indices de evasao visando alcancar uma boa aproximacao com a realidade da evasao escolar da instituicao. Para a coleta dos dados, processada em duas fases, utilizou-se duas tecnicas de pesquisa: a primeira por meio de levantamento dos dados institucionais oriundos do Sistema de Controle Academico da instituicao, os quais foram utilizados para realizacao do calculo dos indices de evasao escolar da UEPB e a segunda, atraves de questionario aberto com os gestores selecionados para amostra. Como resultado dessa pesquisa, foram apresentados dados que indicam que os niveis de evasao escolar na instituicao variam de 0,78% a 38,58%, sendo menor nos cursos da area das ciencias da saude e se apresentando de forma mais intensa nos cursos da area das ciencias exatas e humanas. Foi apresentado, ainda, o conhecimento individual de gestores acerca de questoes observadas em seus cursos sobre a problematica da evasao escolar na UEPB. Os resultados demonstram, ainda, a percepcao dos gestores acerca desses niveis e a proposicao de estrategias, com base em seus conhecimentos tacitos, e apontam solucoes para combater os fatores que ensejam a evasao escolar na instituicao. Os dados coletados tambem proporcionaram o conhecimento sobre as ferramentas, sistemas e metodologia utilizada na instituicao para o acompanhamento sistematico da evasao escolar, assim como propoe sugestoes e criticas. O estudo coloca-se como uma possibilidade de contribuicao para que os gestores da instituicao, especialmente os que atuam nas atividades administrativo-academicas, possam identificar com maior clareza as vulnerabilidades existentes na instituicao e refletir sobre a aplicabilidade das estrategias apontadas na pesquisa.
Presidente - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS