PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA (PPGA)

Banca de DEFESA: MAKTOR QUEIROZ DO REGO

DISCENTE: MAKTOR QUEIROZ DO REGO
DATA: 04/08/2020
LOCAL: Plataforma de videoconferência Google Meet
TÍTULO: OS ESTRANGEIROS SÃO ELES: REDES DE LAZER, SOCIABILIDADE E EMPREENDIMENTOS ENTRE IMIGRANTES NO BAIRRO DE INTERMARES – PB
PALAVRAS-CHAVES: Intermares; Migração; Lazer; Sociabilidade; Empreendimentos.
ÁREA: Antropologia
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar as redes de sociabilidade, lazer e empreendimentos que se estabelecem entre os moradores do bairro de Intermares, na cidade de Cabedelo (região metropolitana da cidade de João Pessoa) no estado da Paraíba. Esta etnografia pretende relatar como se formam as interações culturais entre duas culturas distintas: A cultura local (nativa) e a cultura dos imigrantes (aqui chamados de estrangeiros). As tensões decorrentes desse “choque cultural” e, consequentemente, as teias de interações inerentes a essa realidade, bem como suas consequências na formação da identidade do bairro, se constituem como objetos desta pesquisa. Utilizamos, como pressupostos teóricos, contribuições de autores que se filiam aos campos dos Estudos Culturais e da Antropologia Urbana como: Gilberto Velho, Nobert Elias, Stuart Hall, dentre outros, que conceitualizam as noções de identidade e sociabilidade, considerando a pertinência destas concepções no discurso e nas práticas desenvolvidas dentro do grupo de estrangeiros aqui estudados. Abordamos esses grupos e instituições sociais, processos culturais e dinâmicaespacial no contexto urbano contemporâneo, com ênfase nas territorialidades e discussões sobre processos de requalificação urbana, assim como na análise das redes de sociabilidade, empreendimento e lazer. Entendemos que, os “estrangeiros” desempenham um papel extremamente relevante na vida social do bairro, ressignificando sua estrutura econômica e cultural de forma perene. Como corpus, elegemos dados coletados duranteobservações no campo e também gravações em áudio e vídeo feitas durante as imersões na pesquisa em questão. Esta etnografia, basicamente está estruturada em quatro capítulos, onde discorro sobre o conflito cultural no Bairro de Intermares-PB, que se estabelece entre a cultura nativa e a cultura, que aqui refiro,“estrangeira”. Na primeira parte, tento demonstrar como está organizado e estruturado o bairro, além de abordar sobre os sujeitos da pesquisa. Num segundo momento, descrevo as tensões entre nativos e estrangeiros, analisando as relações que se estabelecem entre os estrangeiros e a cultura local a partir das relações comerciais. Na última parte, tento me aprofundar sobre as questões étnico/raciais e de identidade, para chegarmos à conclusão sobre as profundas alterações culturais introduzidas no bairro em decorrência da presença dos estrangeiros e das suas práticas sociais/culturais/econômicas.
Presidente - 1525788 - LUCIANA MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 1722411 - MARCO AURELIO PAZ TELLA