PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: RICARDO VASCONCELOS GOMES DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO VASCONCELOS GOMES DA COSTA
DATA: 07/11/2019
LOCAL: Sala de Aula da Oficina Mecânica
TÍTULO: AVALIAÇÃO MICROMECÂNICA DE AGREGADOS GRAÚDOS SUJEITOS À REAÇÃO ÁLCALI AGREGADO - RAA
PALAVRAS-CHAVES: RAA, Dureza Vickers, Tenacidade a Fratura
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Cerâmicos
RESUMO: Apesar de ser um dos materiais mais utilizados no mundo, o concreto pode apresentar certas limitações, especialmente no que diz respeito à aspectos relacionados à durabilidade. Em sua constituição, os agregados desempenham um papel importante tanto nas características de desempenho, como em questões de durabilidade e ciclo de vida. Patologias clássicas podem afetar o material reduzindo tempo de vida útil ou mesmo requerendo manutenções e correções antes do tempo previsto em projeto. Uma patologia que tem chamado a atenção da comunidade científica é a Reação Álcali-Agregado(RAA). Esta é caracterizada por ser uma reação expansiva resultante da interação entre os álcalis (presentes no cimento e agregados) e espécies de sílica específica (presentes também no agregado). A normatização recomenda limites nos padrões e a quantidades totais de álcalis por metro cúbico de concreto e quantidade de álcalis no próprio cimento Portland. Com base no exposto, é importante considerar a susceptibilidade potencial dos agregados frente à mecanismos expansivos. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os agregados graúdos sujeitos à Reação Alcali Agregado (RAA), utilizando técnicas de micromecânica e não destrutivas, buscando analisar se a dureza da rocha (agregado graúdo), bem como a sua tenacidade à fratura influenciam no processo de RAA, ainda assim tentar correlacionar suas características químicas com o padrão de dureza e propagação de trincas. Para isso foram coletados 65 amostras de rochas comercialmente disponíveis em sua maioria na região Nordeste do Brasil. Com elas realizamos ensaios buscando avaliar a composição elementar e as fases cristalinas utilizando as técnicas de fluorescência de raios-x (FRX) e difração de raios X (DRX). Em seguida, foram escolhidas 05 amostras para avaliar os padrões de dureza (HV) e tenacidade a fratura (K IC) , utilizando ensaio não destrutivo de ultrassom e de Microdureza Vickers (Método de indentação). Será estudada a correlação entre os resultados que serão obtidos no estudo das propriedades microestruturais e micromecânicas dos agregados. Em seguida, os modelos da influência das variáveis nas propriedades estudadas serão analisados estatisticamente, buscando assim a validação e coerência dos dados obtidos. Posteriormente, serão elaboradas superfícies de respostas para melhor visualização da influência química e mineralógica do agregado à formação de RAA, e também sobre suas propriedades micromecânicas (Hv e K IC ), sendo avaliadas as possíveis interações buscando resultados. Os estudos serão realizados ainda com auxílio dos softwares DIFFRAC.TOPAS (para refinamento Rietveld) e MAZE (para colorização das fases, mediante imagem do MEV).
Interno - 027.675.024-10 - ANDRESSA DE ARAUJO PORTO VIEIRA - UFPB
Externo à Instituição - ANGELO JUST DA COSTA E SILVA