PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: TAMIRIS RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: TAMIRIS RODRIGUES DA SILVA
DATA: 12/12/2019
LOCAL: Auditório Antonio Souto Coutinho
TÍTULO: INFLUÊNCIA DO TEOR DE ARGILA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS, MECÂNICAS E MORFOLÓGICAS DE FILMES DE POLI(ÁLCOOL VINÍLICO) (PVOH) COM NANOCRISTAIS DE CELULOSE (CNC)
PALAVRAS-CHAVES: poli(álcool vinílico); nanocristais de celulose; argila montmorilonita; nanocompósito
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Materiais Não-Metálicos
ESPECIALIDADE: Materiais Conjugados Não-Metálicos
RESUMO: Neste trabalho foram obtidos filmes nanocompósitos de poli(álcool vinílico) (PVOH), glicerol, nanocristais de celulose (CNC) e argila montmorilonita (MMT). O objetivo foi estudar o efeito da adição conjunta de argila MMT e CNC nas propriedades morfológicas, térmicas e mecânicas da matriz polimérica de PVOH aditivada com glicerol, variando o teor de MMT em 0, 10, 20, 30 e 40% m/m e mantendo a concentração de CNC fixa em 3% m/m. Os filmes foram preparados por evaporação do solvente e posteriormente caracterizados por difratometria de raios-X (DRX), espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), calorimetria exploratória diferencial (DSC), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e resistência à tração. Os resultados do FTIR evidenciaram interação entre os grupos funcionais do PVOH, CNC e MMT. Já os resultados de DSC mostraram que a adição de argila inibiu a cristalização do PVOH, tornando-o completamente amorfo com a incorporação de argila em teores acima de 30% m/m. A estabilidade térmica do nanocompósito PVOH/NCC também foi reduzida com a incorporação de MMT e não houve variação em função do teor de argila incorporado. Por outro lado, o aumento do teor de MMT acima de 20% m/m nos nanocompósitos resultou em aumento na resistência à tração e no módulo de elasticidade da matriz polimérica, corroborando com a ausência de aglomerados e de vazios na interface reforço/matriz polimérica, observados nas imagens de MEV. Além disso, os filmes apresentaram flexibilidade mesmo com a presença de teores elevados de argila, devido o uso do glicerol como plastificante. Em última análise os resultados apresentados nesse trabalho sugerem que filmes produzidos com a combinação de PVOH, glicerol, CNC e argila MMT podem ser uma alternativa para a produção de filmes biodegradáveis com elevadas propriedades mecânicas.
Presidente - 1753238 - AMELIA SEVERINO FERREIRA E SANTOS
Interno - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS