PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: MARCELO RODRIGUES NUNES DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO RODRIGUES NUNES DANTAS
DATA: 31/03/2020
LOCAL: LSR
TÍTULO: MODELAGEM EMPIRICA PARA QUANTIFICAÇÃO DA DEFORMAÇÃO RESIDUAL DE UMA LIGA Cu-Al-Be-Nb COM EFEITO MEMORIA DE FORMA.
PALAVRAS-CHAVES: Deformação Residual; Taxa de Deformação; Modelo Matemático.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
RESUMO: Os materiais inteligentes, cada vez mais, vêm estimulando uma série de pesquisas voltadas a diversas áreas do conhecimento, como medicina e vários campos da engenharia. Em particular, temos as ligas com memória de forma que são ligas metálicas com a propriedade de, após aparente deformação plástica, retornarem a uma forma predefinida mediante um processo termomecânico adequado. Qualquer que seja a aplicação é necessário que se tenha compreensão do comportamento da liga, para que seja possível otimizar o uso de seu potencial. Consequentemente, o amplo conhecimento do comportamento termomecânico das ligas com memória de forma (LMF) faz-se necessário para obtenção de ligas com elevada histerese térmica, o que torna possível eliminar a necessidade de meios criogênicos em muitas aplicações. Desta forma, os modelos matemáticos surgem como uma alternativa eficaz para descrição deste comportamento termomecânico. No presente trabalho foi desenvolvido um modelo matemático capaz de mensurar a deformação residual para uma liga Cu-Al-Be-Nb em função das variáveis: deformação, temperatura, taxa de deformação e número de ciclos. Adicionalmente foi avaliada a influência da ciclagem mecânica com aplicação de ciclos intermediários até atingir a deformação total. Observa-se que os resultados obtidos através do modelo apresentam-se com boa concordância quando comparado com os dados experimentais. Verificou-se ainda que o modelo é capaz de prever as condições necessárias para se obter á máxima deformação residual. Além disso, foi observado que a ciclagem mecânica com ciclos intermediários não interferiu na quantidade da deformação residual quando comparado ao obtido para um único ciclo de deformação.
Presidente - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 2853494 - IEVERTON CAIANDRE ANDRADE BRITO