PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Resultado da pré-seleção da tese do PPCEM para concorrer ao prêmio CAPES de Tese

Ata da Reunião da Comissão de Avaliação, realizada em 20 de maio de 2020, para pré-seleção da tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais/UFPB, no âmbito do Edital CAPES 10/2020

No dia vinte de maio de dois mil e vinte, às 10h00, na Plataforma Google Meet (link: meet.google.com/pvxwetw-mei), realizou-se a Reunião da Comissão de Avaliação formada pela professora Fabiana de Carvalho Fim e pelos professores Daniel Araújo de Macedo, Eliton Souto de Medeiros e Ieverton Caiandre Andrade Brito, para pré-seleção da tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais/UFPB, no âmbito do Edital CAPES 10/2020. Das 12 (doze) teses defendidas no ano de 2019 no PPCEM, as únicas inscrições realizadas para concorrer ao prêmio CAPES de tese foram dos candidatos José Alysson Dehon Moraes Medeiros e Luciena dos Santos Ferreira. Esta comissão verificou que toda documentação exigida na chamada interna do PPCEM foi devidamente entregue pelos candidatos, a saber: (i) formulário de inscrição preenchido integralmente; (ii) exemplar completo da tese defendida no PPCEM/UFPB em 2019; (iii) declaração assinada pelo autor, concordando com a inscrição de sua tese no prêmio; (iv) mini resumo da tese; (v) foto do autor da tese; (vi) exemplares de artigos publicados; (vii) justificativa do candidato para inscrição da tese considerando, explicitamente, os seguintes critérios: (a) a originalidade do trabalho; (b) sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação; (viii) Currículo Lattes atualizado. Esta comissão JUSTIFICA E DEFERE a escolha da candidata Luciena dos Santos Ferreira, autora da tese intitulada AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MAGNÉTICAS, HIPERTÉRMICAS E ELETROQUÍMICAS DE FERRITAS DO TIPO ESPINÉLIO (MFe2O4, M = Co, Ni e Cu) OBTIDAS VIA MÉTODO SOLGEL PROTEICO, por ter estudado temas de grande relevância que, associando caráter inovador à Ciência e Engenharia de Materiais, permitiram a publicação de dois artigos científicos (Qualis A1 e Qualis A2 na área de avaliação Materiais) em periódicos internacionais e um pedido de patente junto ao INPI (Número do Processo: BR 10 2018 011500 6). A tese da candidata Luciena dos Santos Ferreira apresenta resultados promissores para a área de armazenamento de energia, aliando otimização de propriedades físico-químicas e minimização de custos para o processamento de ferritas do tipo espinélio. Esta comissão reitera que a crescente demanda por produção e armazenamento de energia deverá se apoiar em pesquisas científicas como a realizada no trabalho de tese pré-selecionado. Esta ata foi lavrada e assinada pela comissão de seleção. João Pessoa, 20 de maio de 2020.

Assinado pela comissão.

Baixar Arquivo