PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
32167063/7063

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRYSTIAN GREGÓRIO MEDEIROS DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRYSTIAN GREGÓRIO MEDEIROS DE LIMA
DATA: 04/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Remoto: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/damaced
TÍTULO: AVALIAÇÃO ELÉTRICA E ELETROQUÍMICA DE FERRITAS DE CÁLCIO DO TIPO BROWNMILLERITA OBTIDAS PELA ROTA SOL-GEL PROTÉICA E POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO USANDO CONCHAS DE MOLUSCO
PALAVRAS-CHAVES: Ca2Fe2O5; Síntese proteica de sol-gel; Reação de estado sólido; Conchas de moluscos; Propriedades elétricas.
PÁGINAS: 74
RESUMO: A problemática ambiental vem impulsionando pesquisas no mundo todo com foco, principalmente, em novas fontes energéticas. Tecnologias no desenvolvimento de novos materiais para aplicação nessa área vem sendo fundamental para tornar cada vez mais acessível a utilização dessas fontes de energia no nosso dia a dia. Células a combustível é um exemplo desse tipo de nova tecnologia, onde temos um dispositivo eletroquímico que converte energia química das reações em energia elétrica. Os termoelétricos também entram nessa categoria, e são dispositivos que através de um gradiente de temperatura entre duas junções, pode-se gerar energia elétrica. Cerâmicas de ferrita de cálcio do tipo brownmillerita (Ca2Fe2O5) foram preparadas por duas rotas distintas, a saber, por uma síntese protéica sol-gel usando gelatina comercial sem sabor, e por um método de reação no estado sólido, usando conchas de molusco. As análises de XRD revelaram ferrites de cálcio do tipo brownmillerite de fase única em ambos os casos. A análise SEM-EDS de cerâmicas sinterizadas de Ca2Fe2O5 revelou tamanhos de grão maiores para as amostras preparadas por meio da reação de estado sólido. Todas as amostras possuíam um mecanismo de condução do tipo p, com o maior fator de potência de ~ 2 μWm-1 K-2 a 450 °C observado para as amostras obtidas por meio da reação de estado sólido. Descobriu-se que o mecanismo de transporte de carga depende da rota de preparação. Os resultados obtidos demonstraram que as rotas de síntese propostas podem ser empregadas com sucesso na preparação de materiais monofásicos do tipo brownmillerita. Outras caracterizações como impedância, para medidas elétricas, serão realizadas para se obter dados do comportamento do material como cátodo para células a combustível de óxido sólido. Além disso, medidas magnéticas e de OER serão adicionadas a este estudo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO
Interno - 1705877 - RICARDO PEIXOTO SUASSUNA DUTRA
Externo ao Programa - 071.059.934-05 - RAFAEL ALEXANDRE RAIMUNDO - UFPB
Externo à Instituição - FRANCISCO JOSÉ ALMEIDA LOUREIRO
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO MORALES TORRES