PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KALINE DO NASCIMENTO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KALINE DO NASCIMENTO FERREIRA
DATA: 09/12/2021
LOCAL: Online (o link do Google Meet será mandado minutos antes para a banca)
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE LIBERAÇÃO CONTROLADA PARA TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE À BASE DE NANOFIBRAS DE PLA/PEO PRODUZIDAS POR SOLUTION BLOW SPINNING (SBS)
PALAVRAS-CHAVES: Anfotericina B; liberação controlada de drogas; sistema transdérmicos, adesivos; solution blow spinning.
RESUMO: A leishmaniose cutânea (LC) é uma doença infecciosa parasitária causada pelo protozoário da espécie Leishmania, ao qual promove úlceras em áreas expostas da pele. A anfotericina B (AmB) é uma das drogas utilizadas no tratamento. No entanto, seu uso clínico apresenta limitações por via intravenosa por causa da elevada toxicidade e baixa solubilidade, tornando atrativa a investigação de veículos para aplicação tópica como uma forma mais segura. Deste modo, neste trabalho foi proposto um sistema transdérmico de entrega de drogas (STED) nanoestruturado usando a técnica de solution blow spinning (SBS) para produzir fibras de poli(óxido de etileno), PEO, e poli(ácido lático), PLA, com e sem AmB. Nanofibras de PEO/PLA em duas proporções mássicas diferentes 50:50 e 70:30, com 0%, 0,25%, e 1,0% de AmB foram produzidas na forma de mantas que foram caracterizadas morfologicamente por microscopia eletrônica de varredura (MEV); termicamente por termogravimetria (TG) e calorimetria diferencial de varredura (DSC) e microestruturalmente por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). A determinação do perfil de liberação da AmB, a eficiência de encapsulação e carga de droga foram avaliadas por espectroscopia (UV-Vis). Além disso, as curvas de liberação foram ajustadas por modelos cinéticos para fornecerem informações cruciais sobre a função dos sistemas materiais que os constituem. Os resultados mostram que os sistemas produzidos por SBS consistem em fibras lisas para todas as composições. A AmB foi incorporada nas nanofibras e demonstrou-se que os materiais são estáveis termicamente dentro do limite da temperatura fisiológica. O aumento significativo da incorporação da droga se deu nas estruturas com maiores proporções de PLA que possui caráter hidrofóbico, porém, a liberação controlada máxima (88%) após 14 dias foi encontrada nas amostras com maiores proporções de PEO e AmB. O modelo de Peppas-Sahlin demonstrou o melhor ajuste matemático (R² ≥ 0,95). As amostras 50:50 apresentaram transporte não-Fickiano, indicativo da combinação dos mecanismos de difusão do fármaco e erosão polimérica. Já os adesivos com maiores proporções de PEO apresentaram o mecanismo de difusão Fickiano. Os resultados obtidos sugerem que os STED controlam a disponibilidade de AmB com potencial para serem usados no tratamento local de LC.
Presidente - 1717727 - ELITON SOUTO DE MEDEIROS
Interno - 2043334 - DANIEL ARAUJO DE MACEDO