PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPCEM)

Banca de DEFESA: ERICK THIAGO COSTA DE ANDRADE

DISCENTE: ERICK THIAGO COSTA DE ANDRADE
DATA: 19/08/2022
LOCAL: Sala PPCEM
TÍTULO: ANÁLISE DAS VARIÁVEIS DO PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE COMPÓSITO BRONZE-QUASICRISTAL
PALAVRAS-CHAVES: Compósito de matriz metálica; bronze; quasicristal; metalurgia do pó
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica
SUBÁREA: Metalurgia de Transformação
ESPECIALIDADE: Metalurgia de Pó
RESUMO: No ambiente industrial existe uma busca intensa por materiais com melhor desempenho que os materiais já existentes no mercado, isso faz com que pesquisas nesse sentido sejam muito interessantes, e, uma das vertentes mais utilizadas nessa área é a produção de materiais compósitos, um tipo que vem ganhando uma relevante importância são os compósitos de matriz metálica a base de cobre, porém, devido sua baixa resistência mecânica, que impede sua utilização em algumas áreas tecnológicas. Dessa forma uma matriz de ligas de cobre, altamente condutora, precisa ser reforçada, causando o aparecimento de novos materiais compósitos com características superiores. Esse trabalho visou a produção de compósito com matriz de bronze reforçado com partículas quasicristalinas de AlCuFe por meio da metodologia do pó visando o estudo das varáveis de processo e grau de importância na formação do material pretendido. Para obtenção das amostras foi feito um planejamento fatorial de 2³, ou seja, houve uma variação de parâmetros, força aplicada na compactação, a temperatura de sinterização e a fração do reforço dentro da matriz, podendo assim, realizar um estudo para cada amostra buscando a melhor situação dentre elas. Foram analisadas a densidade a verde, densidade relativa dos corpos de prova a verde e sinterizados, a porosidade das amostras e feitas imagens de microscopia das amostras com maior e menor grau de porosidade. Através desse trabalho foi possível obter compósitos de matriz de bronze reforçada com quasicristal. Além disso, foi possível utilizar a temperatura de sinterização dos corpos de prova para promover o tratamento térmico da liga AlCuFe, para o aparecimento da fase quasicristalina, eliminando assim, uma etapa do processo.
Presidente - 1321285 - TIBERIO ANDRADE DOS PASSOS
Interno - 1856683 - DANNIEL FERREIRA DE OLIVEIRA