PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL (PPGCAN)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: SUELEN LAÍS DE ARAÚJO SILVA SANTOS

DISCENTE: SUELEN LAÍS DE ARAÚJO SILVA SANTOS
DATA: 01/12/2022
LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA DO PRÉDIO CENTRAL DO CCA
TÍTULO: PERFIL MICROBIOLÓGICO DOS DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS EM EQUINOS ATRAVÉS DE LAVADO TRAQUEAL E CULTURA
PALAVRAS-CHAVES: Pneumonia; Fungos; Rhodococcus; Potro.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO: O Brasil tem aproximadamente 5,75 milhões de cavalos, possuindo o 4º maior rebanho do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, México e China. Com aproximadamente 1,1 milhões de animais pertencentes ao segmento de esporte e lazer. Pneumonias em potros ou cavalos adultos são doenças frequentes nesses animais, podendo gerar grandes prejuízos econômicos aos criadores, sendo ocasionado por agente microbiológicos como fungos, vírus e bactérias. Tento em vista a importância dos distúrbios respiratórios no comprometimento da vida atlética bem como a manutenção da vida desses animais objetivou-se avaliar o perfil microbiológico dos distúrbios respiratórios em equinos através de lavado traqueal e cultura microbiológica. Para o presente trabalho foi proposto a divisão em dois capítulos, sendo o primeiro capítulo intitulado “Perfil microbiológico de doenças respiratórias em equinos”, na qual foi realizado uma análise através dos resultados obtidos na cultura microbiológica e do lavado traqueal, na qual viu a frequência de ocorrência de fungos e bactérias como os principais patógenos nos animais estudados. Foram selecionados 19 animais com idade variando de 3 meses a 10 anos, sem distinção de sexo ou raça, que apresentavam sinais de doença respiratória. Em todos realizou-se anamnese e exame clínico. Os resultados obtidos foram que a dosagem de fibrinogênio foram em grande maioria acimas dos valores de referência que é entre 2 - 4 mg/dL. Na cultura microbiológica das secreções retiradas através do lavado traqueal, foram encontrados os seguintes patógenos: Rhodococcus (42,1%), Aspergillus (31,6%), Klebesiella, Streptococcus e Escherichia coli/Proteus (5,3% cada amostra) e amostras foram negativadas (10,5%). Já o segundo capítulo foi “Doenças respiratórias causadas por Rhodococcus equi em equinos”, neste capítulo foi focado apenas nos animais que foram positivados com rodococose, as análises realizadas através do lavado traqueal, obtiveram um resultado rápido e preciso sobre esse patógeno, sendo eficiente para o diagnóstico precoce. Os resultados apresentados afirmam que o microorganismo mais prevalente foi o Rodococcus equi encontrado em 42,1% (8) das amostras. Destes 8 animais todos eram potros sendo 4 fêmeas (50%) e 4 machos (50%). A variação de idade desses animais foi entre 3 meses até 2 anos. Os resultados encontrados na dosagem de fibrinogênio foram em grande maioria acimas dos valores de referência que é entre 2 e 4 mg/dL. Os valores de leucócitos no hemograma realizados, todos os animais tiveram quantidades de leucócitos alteradas. As contagens de hemácias e plaquetas foram normais, porém dois animais estiveram com os valores de hematócrito abaixo do normal e os valores de hemoglobina indicaram que três animais estavam com os valores abaixo. Desta maneira, o trabalho conclui que a utilização do lavado traqueal em conjunto com análises clínicas é fundamental para um diagnóstico precoce de doenças que acometem o sistema respiratório de equinos, evitando a mortalidade dos animais e perda econômica.
Interno - 1230737 - ARTUR CEZAR DE CARVALHO FERNANDES
Externo ao Programa - 1778638 - ISABELLA DE OLIVEIRA BARROS