PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: NATÁLIA DE OLIVEIRA MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA DE OLIVEIRA MELO
DATA: 31/07/2019
HORA: 09:30
LOCAL: PPGDH
TÍTULO: "EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DA NATUREZA COM BASE PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL"
PALAVRAS-CHAVES: DIREITOS HUMANOS; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; BEM VIVER; EDUCAÇÃO EM E PARA DIREITOS HUMANOS E DA NATUREZA
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O estudo apresentado aqui articula e questiona dois conceitos que ocupam um espaco fundamental no mundo contemporaneo - Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentavel. O questionamento vem a partir do conceito indigena de "bem viver" que entende que ao discutir o futuro do planeta, essa discussao nao pode ser reduzida a relacao entre seres humanos e meio ambiente. No centro da discussao e uma compreensao amplo do conceito de direito a vida que abrange todas as formas de vida - humana, animal e vegetal. Defendemos que o direito a uma vida digna inclui tudo que tem vida. Nesse sentido, em consonancia com o bem viver, argumentamos para uma educacao em e para os direitos humanos e da natureza como base para um desenvolvimento sustentavel. Para tanto, analisamos tres documentos recentes concernentes direitos humanos: o Plano Nacional de Direitos Humanos, na sua terceira versao, data de 2010 (PNEDH-3); O Plano Nacional de Educacao em Direitos Humanos, lancado no ano de 2007 (PNEDH); e as Diretrizes Nacionais para Educacao em Direitos Humanos, do ano de 2012. Tambem foram objeto de analise a AGENDA 2030 para o Desenvolvimento Sustentavel e AGENDA 2030 para Educacao. O estudo do conceito de Bem Viver e de desenvolvimento contido nele, partiu de autores latino-americanos e foi relacionado com o conceito de desenvolvimento que embasa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel. A pesquisa e essencialmente qualitativa, bibliografica e documental entendendo os documentos como artefatos produzidos por humanos em determinada conjuntura para comunicar algo. Ao mesmo tempo, se classifica como sendo um estudo exploratorio cuja finalidade e clarear conceitos e tambem critica-los. Para a analise dos dados lancamos mao da tecnica da hermeneutica dialetica. Concluimos que o conceito de desenvolvimento que emerge da analise de bem viver possui uma visao holistica e harmoniosa dos elementos, que garante um processo de desenvolvimento para toda a coletividade planetaria. Ao contrario, na Agenda 2030 o sentimento individualista se faz presente numa perspectiva claramente antropocentrica. Consequentemente, uma educacao em e para os direitos humanos e insuficiente para garantir o futuro da vida planetaria: para isso, defendemos uma educacao em e para os direitos humanos e da natureza.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1719755 - ESTEVAO MARTINS PALITOT
Interno - 1051248 - MARIA DE FATIMA FERREIRA RODRIGUES
Presidente - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND