PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de DEFESA: CARLINE MELO DE SOUSA

DISCENTE: CARLINE MELO DE SOUSA
DATA: 16/12/2020
LOCAL: PPGDH/UFPB
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos. Educação de Jovens e Adultos. Educação do Campo.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa teórica no Curso de Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas da Universidade Federal da Paraíba. Tem-se por objetivo compreender como a educação em Diretos Humanos dialoga com a Educação de Jovens e Adultos na realidade da Educação do Campo, no sentido de contribuir com uma formação humana, integradora e emancipatória dos seus sujeitos, compreendendo como a EDH é instrumento fundamental para o alcance. Trata-se de pesquisa bibliográfica, fundamentando-se nas obras de Caldart (2012, 2015) Freire (2016, 2014, 1993), Brandão (2012), Oliveira (2015), Arroyo (2014, 2012, 2004), Ramos, Moreira e Santos (2004), dentre outros que possibilitaram o aprofundamento e a reflexão crítica da temática em questão. Inicialmente, tece-se algumas reflexões referentes ao percurso histórico da educação do campo e até a sua consolidação e reconhecimento como política pública, e posteriormente aborda-se a Educação de Jovens e Adultos e seus caminhos até o reconhecimento como modalidade de ensino, seguido de uma discussão sobre a educação em Direitos Humanos como instrumento de efetivação de uma Educação Cidadã, emancipadora e democrática. Os resultados indicam que a Eeducação de Jovens e Adultos do campo se depara com diversos desafios desde sua gênese, tais como o fechamento de escolas, ausência de formação docente apropriada, um currículo próprio que trabalhe as realidades locais, culturais, políticas e integradoras à população rural, dentre outros aspectos. As análises aqui conduzidas buscam observar o que há entre as propostas dos documentos oficiais e as dificuldades contemporâneas na luta contra o desmonte e desvalorização desta área da educação.
Presidente - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Interno - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA