PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de DEFESA: ESDRAS FERREIRA ALBUQUERQUE

DISCENTE: ESDRAS FERREIRA ALBUQUERQUE
DATA: 25/08/2022
LOCAL: meet.google.com/oed-skyf-prw
TÍTULO: GRUPOS REFLEXIVOS COM HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO
PALAVRAS-CHAVES: Violência de gênero. Grupo reflexivo. Homens. Masculinidades
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: A abordagem sobre grupo reflexivo com homens autores de violência diz respeito a um compromisso ético-político fundado com o intuito de romper com a violência de gênero. Consiste em considerar o homem dentro de uma perspectiva relacional, em que sua figura é imprescindível para a construção de uma política pública efetiva para o fim das violências contra as mulheres, através do processo de ressignificação do comportamento dos homens autores de violências. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar a violência de gênero sob a ótica de homens perpetradores de violência contra a mulher. Para tanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida mediante a análise documental de três documentos do grupo reflexivo “Projeto Refletir”. Sob o prisma estrutural e de composição do programa, utilizamos o “formulário de abertura de projeto” responsável pela criação e especificação das suas respectivas práticas, justificativas, objetivos, público-alvo, órgãos envolvidos, descrição das atividades e fatores e riscos da respectiva proposta. Sob o aspecto da efetividade/resultados das práticas, foi analisado o “Relatório de resultados do projeto entre os períodos de 2018 (ano de sua criação) até 2022”, bem como, o “Relatório das atividades desenvolvidas no ‘Projeto Refletir’ a partir do Estágio Supervisionado Específico I do ano de 2019”, sob o prisma institucional (quem executa o projeto; promotor responsável; facilitadores responsáveis; período de realização, total de oficinas, número de participantes; e faixa etária, total de evasão e números de reincidência) e prático (descrição das atividades e organização dos resultados pelos facilitadores no estágio supervisionado). Para complementar os dados, aplicamos um questionário aberto com a coordenadora do grupo reflexivo e outro com o(s) responsável (is) pelo desenvolvimento das atividades grupais, visando compreender com funciona, na prática, a atuação desvelada no “Projeto Refletir” e correlacionar às informações dos documentos e as falas, com o que vem sendo discutido na literatura sobre grupos reflexivos. A análise dos resultados foi feito com base no modelo de análise documental desenvolvida por Cellard (2008), sob quatro perspectivas: Estrutura, atividades e dinâmicas desenvolvidas, organização e resultados alcançados, e atuação grupal. Ademais, a necessidade de uma política pública efetiva no combate a violência de gênero perpassa pela utilização dos grupos reflexivos com perspectiva de gênero como um instrumento a mais na construção desta política de desconstrução das hierarquias. No entanto, por mais relevante que seja a atuação do “Projeto Refletir”, esse tem uma construção teórica e prática voltada aos aspectos psicológicos e não sob uma perspectiva de gênero, ainda que adote determinados conceitos norteadores. Sendo, portanto, incapaz de tencionar os meandros da violência de gênero.
Presidente - 2485129 - MARLENE HELENA DE OLIVEIRA FRANCA
Interno - 1700164 - NELSON GOMES DE SANT ANA E SILVA JUNIOR